TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HPV,FIQUE POR DENTRO

Trabalho Escolar: HPV,FIQUE POR DENTRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 5

HPV

HPV ou Papilomavírus humano (Human papillomavirus) é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a DST (doença sexualmente transmissível) mais frequente no mundo.

Em média, considera-se que 20-50% das mulheres sexualmente ativas estejam infectadas de alguma forma pelo vírus (infecção latente ou produtiva). As infecções latentes (mais frequentes) são assintomáticas e passam a se manifestar no momento em que há uma diminuição no sistema de defesa (imunológico) do indivíduo. Já a infecção produtiva tem várias formas de manifestação, indo desde pequenas lesões praticamente imperceptíveis (lesões subclínicas) até lesões gigantes (Tumor de Buschke-Loewenstein) .

Estudos epidemiológicos estimam que a infecção HPV venha atingir mais de 85% da população nos próximos 10 anos e se nada for feito para modificar esta tendência, todas as pessoas poderão se infectar em alguma fase de suas vidas.

DIAGNÓSTICO

Papanicolau

Com uma espátula, o médico colhe material do colo do útero e coloca em uma lâmina. Aí, é feita uma análise em microscópio. Não dá para identificar o vírus, mas é possível verificar se há alterações nas células.

Colposcopia

O colposcópio é um aparelho capaz de ampliar 20 vezes a imagem da vagina, da vulva, do colo do útero e do ânus. Para flagrar lesões, um líquido reagente é pincelado na mucosa. No caso dos homens, o exame correspondente é a peniscopia.

Biópsia

Quando os métodos anteriores acusam alguma alteração, retira-se uma pequena amostra do tecido suspeito. Mais uma vez, ela será analisada em microscópio.

Captura híbrida.

O material do colo do útero é coletado com o auxílio de uma pequena escova, que, depois, é mergulhada em um líquido desenvolvido para conservar as células. Essa técnica acusa a presença do HPV mesmo se não houver sintomas e determina se o micro-organismo é de alto ou de baixo risco.

COMO PREVENIR

Como a forma mais frequente de aquisição da infecção é sexual, as medidas de prevenção das DST são as mais importantes, tais como:

- Uso do preservativo (camisinha) nas relações sexuais.

- Evitar múltiplos parceiros sexuais.

- Realizar exame ginecológico periódico (ideal a cada 6 meses).

- Realizar o exame de Papanicolaou pelo menos uma vez por ano.

É importante ressaltar que o uso do preservativo, apesar de prevenir a maioria das DST, não impede totalmente a contaminação pelo HPV, pois, frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha (raiz da coxa, perianal, etc).

Vacina: Já aprovada e comercializada, a Vacina Quadrivalente no Brasil contém os vírus 6 e 11 (responsáveis por 90% dos casos de condilomas) e 16 e 18 (responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo uterino). Aplicação IM em 3 doses (0, 2 e 6 meses), com eficácia de 100% na prevenção do condiloma acuminado e das lesões préneoplásica e câncer da área ano genital. Indicação inicial: mulheres de 9 a 26 anos de idade.

TRATAMENTO

Nenhum tratamento erradica o HPV. O objetivo é remover a lesão, melhora clínica e evitar a transmissão. Não existe tratamento ideal. Como medidas gerais deve-se manter boa higiene local, tratar infecções associadas e eliminar o fumo.

A orientação terapêutica deve ser individualizada, segundo as características e exigências de cada caso. Todas as lesões clínicas devem ser tratadas, realizando a ressecção (bisturi, alta frequência) das lesões maiores e ablação (eletrocauterização, criocauterização, ácido tricloroacético 80-90% semanal, etc) para as lesões menores. As lesões subclínicas preferencialmente devem ser acompanhadas, exceto se sintomáticas (prurido, ardência, dispareunia, sangramento). Caso tais lesões mereçam tratamento, a escolha recai sobre o ácido tricloroacético. Obviamente a infecção latente não tem tratamento, a não ser uma melhoria do sistema imunológico.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Posso transmitir o vírus mesmo sem lesões visíveis a olho nu?

Sim. Pode transmitir e pode pegar de outra pessoa nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com