TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistencia De Enfermagem Ao Homem Portador HPV

Pesquisas Acadêmicas: Assistencia De Enfermagem Ao Homem Portador HPV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  1.272 Visualizações

INTRODUÇÃO

a infecção pelo HPV (papilomas vírus humano) tem sido considerada atualmente uma da infecções por via sexual mais frequentes em todo o mundo, acometendo aproximadamente 30% da população sexualmente ativa. Alguns autores discordam da prevalência da infecção, mas concordam ao afirmarem que as lesões causadas pelo vírus são subclínica e assintomáticas. Esse fator torna o homem um meio propagador deste vírus entre as mulheres. Estima-se que, no Brasil 25% das mulheres sejam portadoras do vírus, entretanto não há estimativa para os homens.

Muitos se tem estudado a respeito do HPV em mulheres, entretanto poucos estudos de mesmo cunho têm sido realizados em homens. Mesmo quando se trata do homem que é parceiro sexual da mulher infectada, pouco se fala sobre ele. Esse fato acontece por razões sociais, culturais e históricas, e representa um problema de saúde publica, pois o HPV é um vírus que frequentemente é transmitido é por via sexual, ou seja, enquanto não tratar os dois grupos (masculino e feminino) com o mesmo afinco, estaremos longe de diminuir potencialmente os índices epidemiológicos referentes á infecção pelo HPV.

Na mulher, este vírus esta associado á neoplasia intra-epitelial e ao câncer invasor do colo do uterino, e no homem ele representa um dos fatores de risco para o câncer de pênis. O HPV também associado a outras neoplasias em ambos os sexos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com