TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício E O Sistema Respiratório

Artigo: O Exercício E O Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Durante o exercício, os sistemas respiratório e cardiovascular fazem ajustes em resposta tanto á intensidade quanto à duração do exercício.

O coração bombeia a mesma quantidade de sangue para os pulmões que para todo o resto do corpo. Portanto, à medida que o débito cardíaco aumenta o fluxo de sangue para os pulmões, aumenta igualmente.

Quando os músculos se contraem durante o exercício, consomem grande quantidade de O2 e produzem grande quantidade de CO2. Durante o exercício vigoroso, o consumo de O2 e a ventilação pulmonar aumentam dramaticamente. No início do exercício um aumento abruto da ventilação pulmonar é seguido por um aumento de mais gradual. Com exercício moderado, o aumento é devido principalmente a um aumento do ritmo respiratório. Quando o exercício é mais vigoroso, a freqüência da respiração também aumenta.

O aumento abruto da ventilação, no início do exercício, é devido a mudanças neurais, que enviam impulsos excitatórios para a área inspiratória do bulbo. Essas mudanças incluem: antecipação da atividade, impulsos sensitivos provenientes dos proprioceptores situados nos músculos, impulsos motores provenientes do córtex motor primário. O aumento mais gradual da ventilação, durante o exercício moderado, é devido a mudanças químicas e físicas da corrente sanguínea, incluindo ligeira diminuição da PO2, devido ao aumento do consumo de O2, PCO2 ligeiramente aumentada, devido ao aumento da produção de CO2.

10

No final de uma sessão de exercício, a diminuição abruta da ventilação pulmonar é seguida por declínio mais gradual, até o nível de repouso. A diminuição inicial é devida principalmente a mudanças nos fatores neurais, quando o movimento para ou diminui, enquanto a fase mais gradual reflete o retorno mais lento dos níveis químicos do sangue e da temperatura, ao estado de repouso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com