TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os órgãos Componentes Do Sistema Respiratório:

Pesquisas Acadêmicas: Os órgãos Componentes Do Sistema Respiratório:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 4

1-Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?

R- Os órgãos componentes do sistema respiratório:

As fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

Funções dos componentes respiratórios:

Tem como função básica a respiração, esse sistema é responsável pelas trocas gasosas com o meio, em um processo que ocorre pela inspiração, onde a contração muscular do diafragma e dos músculos intercostais faz com que entre ar nos pulmões, e da expiração ocorrida pelo relaxamento muscular do diafragma e dos músculos intercostais, que permitem a saída de ar.

Os órgãos componentes do sistema cardiovascular:

Coração, vasos sanguíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa.

Funções dos componentes cardiovasculares:

Transporte de gases

Transporte de nutrientes

Transporte de resíduos metabólicos

Transporte de hormônios

Intercâmbio de materiais

Transporte de calor

Distribuição de mecanismos de defesa

Coagulação sanguínea

2-Como ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos?

R - Os capilares sanguíneos são vasos microscópicos que se situam entre as últimas ramificações das artérias e as origens das veias. Neles se processam as trocas entre o sangue e os tecidos. Sua distribuição é quase universal no corpo, sendo rara sua ausência, como ocorre na epiderme, na cartilagem hialina, na córnea e no cristalino.

Fornecem trocas entre o tecido de sangue e nos tecidos periféricos. Com efeito, a sua parede é permeável à água, eletrólitos, oxigênio e nutrientes (aminoácidos, glicose, lipídeos, vitaminas...) permitindo a nutrição de células e a evacuação de resíduos do metabolismo celular.

3- Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório para a prática de atividade física?

R- Os exercícios físicos fazem um bem enorme para o coração, pois para mandar mais sangue para a circulação ele tem que bater mais rápido e mais forte; com o tempo, o coração se torna maior e forte. Normalmente, o volume de sangue bombeado a cada batida é de 700 ml a 800 ml no homem e de 500 ml a 600 ml na mulher. Os exercícios aeróbicos costumam levar estes valores para 1000 ml a 1300 ml nos homens e de 1000 ml e 1100 ml nas mulheres.

As artérias coronárias também se beneficiam. São elas que alimentam de sangue o próprio músculo do coração (miocárdio). E como ele é o órgão da vida, fica bem nutrido e baterá com mais eficiência. Outra coisa: vida sedentária quase sempre é acompanhada de uma alimentação desequilibrada, com excessos de doces e frituras que costumam provocar acúmulo de gordura nos vasos sangüíneos. Resultado: aterosclerose e infarto.

Os exercícios físicos promovem a limpeza de veias e artérias, pois eles aumentam a taxa do HDL (o famoso colesterol bom) que funciona como um verdadeiro faxineiro de artérias. E mais: para atender à demanda de sangue para musculatura e órgãos, o organismo acaba criando vasos colaterais, isto é, os órgãos passam a ter mais sistemas de fornecimento de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com