TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Helmintos E Protozoarios

Artigos Científicos: Helmintos E Protozoarios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  5.662 Visualizações

Página 1 de 2

Protozoários são os seres vivos mais abundantes em termos de quantidade de espécies e biomassa. São seres unicelulares, heterótrofos e com mobilidade especializada. Esta última serve de critério para sua taxonomia. A maioria deles é muito pequena, medindo de 0,01mm a 0,05mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos. Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas, sendo que o principal consumo são suzanas. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é engolfado ou entra na célula por meio de uma boca. A célula é muito especializada e cada organela tem uma função vital. O sistema locomotor é um dos mais especializados, com flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes. Há um sistema “hidrostático”, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose. O citoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias. Pode haver exoesqueleto em algumas espécies. Estes organismos estão presentes em todos os ambientes por causa de seu tamanho reduzido e produção de cistos resistentes. Quanto à sistemática, podem ser divididos, a grosso modo, em quatro grupos distintos: flagelados, amebóides, formadores de esporos e ciliados. A forma de locomoção é a principal característica taxonômica para diferenciar espécies. São muito usados como indicadores de qualidade do ambiente, sendo que águas poluídas normalmente têm protozoários característicos em abundância.

Helmintos é um grupo de animais que parasitam o homem, sendo pertencente ao filo Platyhelminthes, que compreende os vermes achatados. São vermes achatados dorsoventralmente, tipo folha, devido à ausência de sistema digestivo/circulatório. Apresentam simetria bilateral. Têm como habitat ambientes muito úmidos, a água doce e o mar. Também parasitam alguns animais.

A principal diferença esta no sistema digestivo, ausente nos helmintos ao passo que os protozoários tem uma boca por onde o alimento entra para ser processado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com