TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hepatites B E C

Trabalho Universitário: Hepatites B E C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 2

Causadas pelo vírus B (HBV), da família Hepadnaviridae é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga. Está presente no sangue, no esperma e no leite materno, e é considerada uma DST.

Modos de transmissão: relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada; da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; ao compartilhar seringas, agulhas cachimbos, escovas de dente, qualquer objetos que furam ou cortam; na confecção de tatuagens e colocação de piercings; transfusão de sangue contaminado.

àSintomas

A maioria dos casos de hepatite B é assintomática. Mas quando há sintomas, os mais comuns são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, pele e olhos amarelados, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Esses sintomas costumam aparecer de 1 a 6 meses após a infecção.

àTratamento

O diagnóstico é feito por um exame de sangue específico, e no caso do resultado positivo, o médico indicará um tratamento, com medicamentos quando necessário. Indica-se o corte no consumo de bebidas alcóolicas pelo período de 6 meses.

àVacina

Atualmente o SUS disponibiliza a vacina contra a hepatite B gratuitamente em qualquer posto de saúde, mas é necessário:

*Ter até 29 anos;

*Pertencer ao grupo de vulnerabilidade: gestantes, bombeiros, manicures, populações indígenas, profissionais do sexo, usuários de drogas...

A imunização é efetiva quando foram tomadas as 3 doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Hepatite C

O vírus pertence à família Flaviviridae, e está presente no sangue. A transmissão se dá do mesmo modo que se transmite a hepatite B.

àSintomas

O surgimento de sintomas na hepatite C aguda é rara. Mas quando aparecem, são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Quando a reação inflamatória não melhora em mais de 6 meses, comum em 80% dos casos, considera-se que a inflamação evolui para a forma crônica. Quando necessário, seu tratamento é complexo. As chances de cura variam de 50 a 80% dos casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com