TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hepatites virais com enfoque em penitenciária feminina

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

[pic 1]

Hepatites virais com enfoque em penitenciária feminina

Amanda Santiago

Débora Medeiros

Isabela Leal Silva

Janaíne Queiroz

Nathália Barroso

Yama Karollyna

Belo Horizonte

2015

Amanda Santiago

Débora Medeiros

Isabela Silva Leal

Janaíne Queiroz

Nathália Barroso

Yama Karollyna

Hepatites virais com enfoque em penitenciária feminina

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao

Centro Universitário de Belo Horizonte, na Semana Acadêmica, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.

Orientadora:

MSc Profª Renata Cadete Zallio

Belo Horizonte

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        8

2. OBJETIVOS        9

2.1. Objetivo Geral        9

2.2. Objetivos Específicos        9

3. MÉTODOS        10

4. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO        11

4.1. Hepatite A _        11

4.2. Hepatite B _        12

4.3. Hepatite C _        13

4.4. Hepatite D        13

4. 5. Hepatite E _        14

4. 6. Sistema prisional _        14

4. 7. Hepatite e gestação _        15

5. RESULTADOS         16

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS         17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

1. INTRODUÇÃO[a]

 As hepatites virais são doenças causadas por diferentes agentes etiológicos, de distribuição universal, que têm em comum o local onde atacam, o fígado. Possuem semelhanças do ponto de vista clínico-laboratorial, mas apresentam importantes diferenças epidemiológicas e quanto à sua evolução. Nas últimas décadas foram obtidas  notáveis conquistas no que diz respeito à prevenção e ao controle das hepatites virais. Entre as doenças endêmico-epidêmicas, que representam problemas importantes de saúde pública no Brasil, as Hepatites Virais são destacadas, pois nos últimos anos,o seu comportamento epidemiológico tem sofrido grandes mudanças, tanto no nosso país quanto no resto do mundo (FERREIRA, 2004).

Dentre os vários tipos de hepatite as hepatites, as do tipo B e C merecem abordagem rotineira durante a gestação, porque medidas importantes durante a gravidez devem ser tomadas em cada situação (CHUFALO, BORGES, ALMEIDA, 2006).

Torna-se também preocupantes a contaminação no sistema prisional. Superlotação das celas, sua precariedade e insalubridade transformam as prisões num ambiente propício à proliferação de doenças. Além dos fatores estruturais, a má-alimentação, o sedentarismo, o uso de drogas, a falta de higiene, dentre outros, desencadea um alto índice as hepatites (ASSIS, 2007).

De acordo com a censo de 1999 á 2011 foram notificados mais de 343.853 casos de hepatites virais no Brasil. Este número está relacionado ao fato de fazer parte da nossa realidade, como por exemplo, o aumento do número de usuários de droga (compartilhamento de seringas), comportamentos liberais (manter relações sexuais com vários parceiros e sem proteção), entre outros. A escolha desse tema justifica-se por ser um grave problema na saúde do Brasil e por possuir uma mortalidade significativa de 17.838. Diante dessa informação, deve ser intensificado as ações de prevenções e controle da doença em todo país, nesse trabalho foi escolhido um presídio de Vespasiano/MG para ser direcionando um melhor esclarecimento sobre o assunto.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Conscientizar as mulheres reclusas no presídio Feminino de Vespasiano/MG sobre as causas, riscos e consequências dos diversos tipos de Hepatite (A, B, C, D e E).

2.2 Objetivos Específicos

  • Promover uma palestra no presídio feminino de Vespasiano/MG para elucidar os aspectos sobre a hepatite.
  • Divulgar as principais formas de transmissão.
  • Identificar os principais fatores de risco.
  • Conscientizar as mulheres sobre a necessidade de prevenção e tratamento da doença.

  1. MÉTODOS

Este trabalho é uma revisão bibliográfica que tem como tema central “doenças infecto parasitárias”. A revisão teve como base principal a busca de artigos científicos publicados de 2000 a 2015, na língua portuguesa e inglesa.

A principal base de dado utilizada neste trabalho foi o SCIELO, sendo utilizado os seguintes termos de busca: hepatites, hepatites virais, tipos de hepatites, prevenção da hepatite, contaminação da hepatite e causas da doença.

Foi utilizado também Gazeta Médica da Bahia, Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, Jornal de pediatria e o Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial.

Todos os dados pesquisados serão utilizados em uma apresentação no Circuito Acadêmico no mês de junho/2015 para ser avaliada por uma banca de professores do Uni-bh.

  1. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

4.1  Hepatite A

 A hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e às vezes pode levar até à morte. A infecção pelo vírus da hepatite A constitui um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. A transmissão desse tipo da doença se dá principalmente pela via orofecal, deste modo a água é um importante veículo de disseminação do vírus da Hepatite A (SANTOS, SEIXAS, PEREIRA, MEDRONHO, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (170.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com