TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência Farmacêutica no Tratamento de Hepatites Virais - Uma Revisão da Literatura

Por:   •  11/4/2018  •  Artigo  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE HEPATITE

UMA REVISÃO DA LITERATURA

IVAN ROSA DE JESUS JÚNIOR¹

ORIENTADOR (A): PROF. ESP. MABEL SODRÉ COSTA SOUSA²

¹Acadêmico do Segundo Semestre de Farmácia, FAI (Faculdade Irecê) – E-mail: junior-m-i@hotmail.com

² Farmacêutica Industrial – Especialista em Farmacologia Clínica. FAI (Faculdade Irecê) – E-mail: mabel-sodre@hotmail.com

RESUMO

INTRODUÇÃO: A assistência farmacêutica na atenção básica de saúde é considerada uma ação de melhor cuidado ao paciente, garantindo a segurança e eficácia dos medicamentos, promovendo o uso racional de medicamentos e o tratamento de epidemias.

OBJETIVO: Ressaltar as características da assistência farmacêutica e a presença desse profissional no tratamento também de possíveis surtos epidemiológicos, em especial as hepatites virais e destacar aspectos da farmacoterapeutica no cuidado ao paciente.

RESULTADOS E DISCURSSÕES: Com a integralidade que o SUS proporciona é possível realizar atividades multidisciplinar para o tratamento de doenças, garantindo total eficácia e segurança no tratamento medicamentoso, mantendo o bem-estar do paciente e uso racional de medicamentos.

CONCLUSÕES: A assistência farmacêutica constitui um conjunto de ações no intuito de manter cuidados farmacoterapêutico e o uso racional de medicamentos, dispondo do controle de distribuição e acompanhamento ao usuário do sistema de saúde mantido pela atenção farmacêutica.

PALAVRAS-CHAVES: Assistência Farmacêutica; Uso racional de medicamentos; Farmacoterapia.

INTRODUÇÃO

A assistência farmacêutica é de fundamental importância para a saúde pública e privada, essa especialidade possui aspectos específicos com intuito de promover o uso racional de medicamentos, a assistência terapêutica integrada, a prestação de serviços básicos, entre outras particularidades (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2010).

A Atenção Básica à Saúde atual do Brasil é espelhada no modelo da prática de Atenção Primária à Saúde (APS), esta é vista como um conjunto de intervenções à saúde de âmbito individual ou coletivo que engloba a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente. Já à atenção básica leva como conceito a integridade da saúde e do bem-estar do paciente (OLIVEIRA, 2014).

Com a formação das Farmácias Básicas, destacou-se um novo critério para executar o ciclo da assistência farmacêutica (seleção, armazenamento, dispensação, orientação) no intuito de melhor atender os municípios de grande e pequeno porte, conforme os princípios da Política Nacional de Medicamentos (PNM) com propósito de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos fármacos. Além do uso racional de medicamentos e o acesso da população aos insumos essenciais contidas na RENAME - Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (STORPIRTIS, 2015).

A atenção farmacêutica é considerada uma prática da farmácia clínica com objetivo de garantir que os pacientes obtenham total benefício com a medicação (CORRER & OTUKI, 2013). Com a efetividade da atuação do farmacêutico no SUS e as diretrizes do Sistema Único de Saúde houve um melhor acolhimento aos portadores das hepatites virais, por meio da assistência médica e farmacêutica para o acompanhamento e tratamento dessa epidemia (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

Segundo Macedo (2013), as hepatites virais são infecções sistêmicas ocasionadas por vírus, cuja fisiopatologia baseia-se na resposta inflamatória hepática ao vírus. Os tipos de hepatites virais mais prevalentes são o tipo A, B, C, Delta e E.

A atenção prestada aos portadores de hepatites é responsável pela fiscalização e vigilância epidemiológica, após a notificação dos casos suspeitos é realizado a promoção da saúde, prevenção e acompanhamentos dos pacientes (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

O objetivo desse trabalho é mostrar as características da atuação do farmacêutico no tratamento às hepatites virais, destacando a Assistência e Atenção Farmacêutica na promoção do uso racional de medicamentos e a sua importância na equipe multiprofissional da Atenção Básica de Saúde presente no SUS.

METODOLOGIA

Este trabalho baseou-se em revisão bibliográfica, descritiva, qualitativa, que teve como fonte de pesquisa livros do acervo da biblioteca da FAI (Faculdade Irecê) e uma filtragem nos sites de buscas Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e Ministério da Saúde, para a escolha dos artigos científicos a partir do dia 01 ao dia 17 de Agosto de 2017.

Foram utilizados, para a realização deste trabalho os seguintes descritores: Assistência e Atenção Farmacêutica, SUS (Sistema Único de Saúde), Atenção Básica de Saúde, Hepatites Virais, Assistência Farmacêutica no tratamento de doenças. Os critérios de seleção e inclusão dos artigos foram publicados no período de 2011 a 2016, exceto no caso de livros e protocolos do Ministério da Saúde. No fim da investigação bibliográfica, foram utilizados 6 artigos e 3 livros, selecionados conforme a qualidade e relevância do tema proposto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir da implantação do SUS, o atendimento ao paciente passou ser integrativa a toda população, sem nenhuma distinção a diversidade social ou econômica. Esse sistema apresenta princípios de descentralização, integralidade, equidade e participação popular (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2010). Com a inclusão da Atenção Básica à Saúde (ABS) e a consolidação de seus princípios, foi estabelecido o Programa Saúde da Família (PSF) com intuito de reorganizar a atenção básica (OLIVEIRA, 2008).

A Assistência Farmacêutica é uma especialidade que ao longo dos anos tem se destacado, esta é definida como um conjunto de atividades relacionadas com medicamentos e ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde (OLIVEIRA, 2014). As práticas farmacêuticas consistem em uma série de procedimentos que visa assegurar a assistência terapêutica integral, promoção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2010).

A inserção do farmacêutico em equipe multidisciplinar para tratamento das hepatites virais e procedimentos farmacêuticos foi estabelecida com intuito de melhorar e diminuir a frequência de erros de prescrição. A atenção farmacêutica possui finalidade de prevenir e resolver problemas relacionados a medicamentos, mantendo o foco no bem-estar do paciente e o uso racional do medicamento, assegurando total eficácia medicamentosa e valência da farmacoterapia indicada ao paciente. Dessa forma, esses profissionais na assistência farmacêutica possui a função de garantir a terapia integral do paciente devidamente indicada e eficaz, segura e adequada ao paciente (LEÃO & NEVES, 2012).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com