TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA ATUAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO FRENTE ÀS HEPATITES VIRAIS

Por:   •  15/3/2022  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

RESENHA CRÍTICA

ATUAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO FRENTE ÀS HEPATITES VIRAIS

Clelia Natally Dantas Ribeiro

Deljanaina Ferreira de Lima

Deyzyane cruz da Silva

Joseilce Oliveira Da Silva

Matheus Arruda

Nathália Joyce de Macedo Borges

Tatiana Karina de Barros Rodrigues Medeiros

GODOY, Francielle Fernandes Marques. Atuação do Sisitema Imunológico frente às hepatites virais. São José do rio Preto: UNILAGO, 2017. 10 p.

O artigo trata sobre uma revisão bibliográfica de como o sistema imunológico atua diante das hepatites virais, dos tipos B, C e D (que podem se tornar doenças crônicas) e as hepatites A e E (que se manifesta de forma aguda e são logo eliminadas do organismo). A autora inicia com um breve relato histórico, dos primeiros indícios das hepatites virais e, em seguida, trata de cada tipo de hepatite, seus  meios de transmissão, tempo de incubação, desenvolvimento, diagnóstico e o tratamento disponível.

De acordo com a autora o sistema imunológico é formado por células e moléculas que  tem como função principal reconhecer e destruir os agentes causadores de doenças e tudo o que for estranho ao corpo impedindo, assim,  a replicação viral e eliminando as células infectadas. O sistema imunológico irá atuar de 2 maneiras: primeiro, por meio da imunidade inata, que é inespecífica e está presente desde o nosso nascimento, e que age, imediatamente, após o contato com o vírus,  sendo composta de barreiras epitelias, células circulantes, proteínas e pelo sistema complemento que irá atuar no  reconhecimento do antígeno viral  e na ativação das células NK que terão como objetivo: a destruição da célula infectada e o impedimento da replicação viral; e, em segundo lugar,  o sistema imunológico irá agir por meio da imunidade adaptativa, que é específica  e está dividade em:   imunidade humoral composta pelos linfócitos B que irão produzir os anticorpos  e terá como função a opsonização e a neutralização do vírus; e, também, pela   imunidade celular composta pelos lifócitos T CD8 que ficarão responsáveis pela eliminação do vírus na esfera intra celular.

Francielle destaca que uma das consequências das infecções causadas pelas hepatites virais consiste na formação de imuno complexos (complexo antígeno-anticorpo), que tem como característica a formação de  cadeias longas e insolúveis e que causam uma  inflamação nos vasos conhecida como vasculite sistêmica.

A autora aborda o assunto de forma técnica e objetiva.  Trata da importância  de se realizar ações práticas que visem a conscientização da população e da prevenção das hepatites virais. Alguns  aspectos poderiam ter sido abordados, tais como: a  diferenciação das  hepatites causadas por vírus de RNA (hepatites A, C, D e E) e da hepatite causada por vírus de DNA (hepatite B) e, também , explicar sobre a atuação dos linfócitos T CD4 nas hepatites virais.

Referências

GODOY, Francielle Fernandes Marques. Atuação do Sisitema Imunológico frente às hepatites virais. São José do rio Preto: UNILAGO, 2017. 10 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com