TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroterapia

Dissertações: Hidroterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Bandeirantes Anhanguera

Fisioterapia

Hidroterapia

Angelica Domingues Cirilo

Laura Priscila Ribeiro de Araujo pinho

Mylla Cristhie D angelis

Rodolfo Fernandes Henrique

Osasco

2013

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Exemplo do método de Halliwick e Watsu 8

Figura 2 - Exemplo de indicação 1 9

Figura 3 - Exemplo de indicaçao 2 10

Figura 4 - Relaxando os musculos da paciente e treinando alguns movimentos 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 DEFINIÇAO DA HIDROTERAPIA 7

3 BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA E ALGUMAS INDICAÇÕES 9

4 PRINCIPAIS PATOLOGIAS E ALGUMAS CONTRA INDICAÇÕES 11

5 EFEITOS FISIOLOGICOS 14

6 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Nosso Grupo ira abordar um pouco sobre o assunto da Hidroterapia, Onde iremos informa para que serve e para que principais patologias ela é utilizada.

Iremos falar um pouco de algumas técnicas usadas na piscina e também algumas indicações, contras indicações, benefícios, patologias e efeitos.

2 DEFINIÇAO DA HIDROTERAPIA

A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico importante para a reabilitação ou prevenção de alterações funcionais, tendo como principio os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos promovidos pela imersão do corpo em piscina aquecida. A diminuição do impacto articular durante atividades físicas aquáticas, ocasionada pela flutuação, leva a redução da sensibilidade de dor , diminuição de compressão nas articulações doloridas, maior liberdade de movimento e diminuição de espasmos. As técnicas mais utilizadas na hidroterapia são o método dos anéis de bag ragaz, o conceito halliwick e o watsu.

Halliwick: Método Halliwick Desenvolvido por James Mc Millan em 1949 na Halliwick escola para garotas em Londres com a proposta inicial de auxiliar pessoas com problemas físicos a se tornarem mais independentes para nadar. A ênfase inicial do método era recreacional com o objetivo de independência na água. O principal objetivo desse método é proporcionar momentos de inteira independência no ambiente aquático pode ser utilizado em qualquer pessoa que apresenta dificuldades físicas ou aprendizado

Figura 1 - Exemplo do método de Halliwick e Watsu

Fonte: Autoria própria.

Watsu: Watsu trata-se de submeter quem recebe à flutuação, conduzindo seus movimentos passivamente no ritmo da respiração.

Suavemente alongam-se os músculos, dissociando as cinturas, liberando as regiões enrijecidas do corpo, trabalhando com muita delicadeza as estruturas corporais; manipulando suave, mas fortemente a coluna vertebral, sem provocar dor, normalizando o fluxo energético corporal dos meridianos assim como o fluxo de energia da coluna vertebral, tudo isto em uma sintonia perfeita entre quem recebe e quem doa em um alto nível de compaixão associando posturas semelhantes ao Thai Chi Chuan com seus movimentos lentos, juntamente com a sabedoria e conceitos orientais do Shiatsu, respeitando os modernos fundamentos biomecânicos corporais ocidentais como os princípios físicos da água.

Figura 2 - Exemplo de indicação 1

Fonte: Autoria própria.

3 BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA E ALGUMAS INDICAÇÕES

A hidroterapia proporciona o fortalecimento da musculatura, melhora o equilíbrio, aumenta a consciência corporal, melhora o funcionamento cardíaco, auxilia no tratamento de hematomas causados por traumas, melhora a circulação sanguínea, diminui o stress e é relaxante.

Atletas que se encontram lesionados, tem uma recuperação acelerada ao utilizar a hidroterapia como recurso terapêutico.

Indicações para Hidroterapia

Gerontes(idoso),deficientes fisicos, gestantes, portadores de problemas gastrointestinais , portadores de disfunção músculo-esqueléticas da coluna vertebral ,portadores de doença ortopédicas reumáticas.

Figura 3 - Exemplo de indicaçao 2

Fonte: Autoria própria.

4 PRINCIPAIS PATOLOGIAS E ALGUMAS CONTRA INDICAÇÕES

Principais Patologias

A hidroterapia é usada no tratamento de pacientes das mais diversas patologias :

Ortopedia e traumologia: Problemas da coluna vertebral, fraturas, pré e pós-operatória , inflamações praticantes de esporte de diversas modalidades.

Neurologia (adulto e Infantil): Avc pré e pós operatório atraso no desenvolvimento motor, paralisia cerebral síndrome de dow etc...

Reumatologia: artrites, artroses, fibromialgia, etc..

Ginecologia e obstetrícia: pré e pós parto, gestante, etc..

Respiratória (adulto e infantil):asma, DBPOC (doença bronco pulmonar obstrutiva crônica), pré e pós operatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com