TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A hidroterapia

Tese: A hidroterapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  Tese  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 9

APOSTILA DE HIDROCINESIOTERAPIA

CONCEITO

A palavra hidroterapia deriva das palavras gregas hydor (água) e therapeia (cura) (Duffield, 1976, p1).

A hidroterapia é um recurso da fisioterapia que utiliza a água como agente reabilitador para vários tipos de patologias, abrangendo e aplicando exercícios aquáticos terapêuticos em piscina aquecida, coberta e com orientação restrita do profissional de fisioterapia (MORINI, 2002).

HISTÓRICO

O estudo do passado histórico da hidroterapia mostra que até mesmo nos tempos mais antigos e, ao logo dos anos, o valor da água para o tratamento de várias doenças acima mencionadas foi reconhecido.

No século V a.C., os gregos reconheceram a natureza essencial de uma piscina como extensão de suas atividades esportivas e os romanos seguiram seus passos. No mesmo século, um romano residente no norte da África utilizou alguns conceitos modernos de tratamento físico quando prescreveu o uso de águas naturais, especialmente as fontes quentes, para pessoas paralisadas no intuito de reabilitá-los.

Hipócrates (460-375 a.C.) não só defendia o uso da água para o tratamento de várias patologias como também ensinava como ela poderia ser utilizada como um tônico ou um sedativo.

A tendência refluiu nos séculos seguintes, mas só a partir do século XV é que o uso da água foi sendo cada vez mais reconhecido.

Sir John Floyer (1697) e John Wesley (1747) foram os primeiros autores de textos que descreviam os valores da água no tratamento de doenças.

Somente no fim do século XIX é que começaram as pesquisas científicas sobre este tema até que finalmente na década de 20 vários estudiosos trouxeram contribuições importantíssimas para o estudo dos efeitos fisiológicos da aplicação de calor e frio, da termorregulação do corpo e da hidroterapia clínica. Esses estudos foram reconhecidos como fundamento do uso da hidroterapia como recurso de tratamento e, estabeleceram uma base fisiológica aceitável para a hidroterapia naquela época (Campion, 1990, Duffield, 1983).

Em 1928 foi desenvolvido o tanque de Hubbard, que seria um tanque de água maior que um turbilhão ativado por motor. A invenção do tanque de Hubbard influenciou o desenvolvimento dos programas de exercícios em piscinas.

E assim, a partir da década de 30 começou a se desenvolver os métodos e técnicas como o Bad Ragaz, Halliwick (1949) e Watsu (1980).

Desde então, as novidades não pararam de surgir e cada vez mais equipamentos também foram criados e adaptados para o uso da piscina. Hoje já é possível fazer bicicleta, esteira.

Apesar de ser evidente que a reabilitação aquática tenha realizado grandes avanços e progressos desde o começo do século XX, ainda há um grande espaço para um maior aperfeiçoamento e intensificação dessa prática terapêutica. Isso somente pode ser realizado pelos esforços continuados dos profissionais de saúde que acreditam nos benefícios positivos da incorporação da reabilitação aquática em um programa de tratamento terapêutico (Ruoti, 2000 p.14).

PRINCÍPIOS FÍSICOS DA ÁGUA

1. Densidade Relativa ou Gravidade Específica

É a propriedade que determina a flutuabilidade do objeto. A densidade relativa é a relação da massa do objeto com o volume de água deslocado por ele.

dr= mob X vol H2O desloc.

A água tem uma densidade relativa aprox. igual a 1,0, portanto todo corpo ou objeto que apresentar:

Densidade Relativa <1,0 – tendência a flutuar

Densidade Relativa >1,0 – tendência a afundar

2. Flutuação

É à força de baixo para cima igual ao volume de água deslocado, contrária à força da gravidade. Graças a flutuação há uma diminuição da sustentação de peso corporal, o que vai facilitar para o ajuste da quantidade do corpo em imersão. A sustentação corporal em membros inferiores vai variar de acordo com a profundidade da piscina.

C7 (8% carga sobre os MI’s)

T4 (30% carga sobre os MI’s)

EIAS (50% carga sobre os MI’s)

O efeito do empuxo também poderá ser benéfico para a colocação de equipamentos aquáticos, e de acordo com o objetivo proposto, posição do paciente e do equipamento, forma e material que o equipamento for feito, eles terão funções de assistência, resistência ou apoio ao movimento executado.

3. Viscosidade

É o tipo de atrito entre as moléculas de um líquido e que causa resistência ao seu fluxo. A pegajosidade ou a facilidade com a qual flui. Só é observável quando o líquido está em movimento.

Exemplo: • óleo espesso  alta viscosidade

• Água  baixa viscosidade

A viscosidade atua como resistência ao movimento.

Exemplo: • objeto movendo-se através de um líquido de alta viscosidade

 Turbulência e  resistência.

• Mover-se através da água da piscina  oferece  resistência do que se mover fora dela (o ar é menos viscoso).

A elevação da temperatura do líquido reduz sua viscosidade, portanto, influencia na qualidade do tratamento.

Exemplo: paciente geriátrico tratado em piscina aquecida e em piscina fria.

4. Calor específico

O efeito térmico da água na hidrocinesioterapia será transportado ao corpo para proporcionar todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com