TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroterapia

Tese: Hidroterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Tese  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  614 Visualizações

Hidroterapia

Conceito e definições: Entende-se o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas váriáveis. também chamada de fisioterapia aquática ou aquaterapia é uma atividade terapêutica que consiste na reabilitação física de pacientes com diferentes tipos de distúrbios em um ambiente aquático.

A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica. A Fisioterapia utiliza diferentes combinações de exercícios na água quente e fria, tornando a utilização da água, tanto em piscinas quanto em banheiras terapêuticas, um dos recursos mais famosos e utilizados por profissionais fisioterapeutas pelas suas propriedades físicas, além de proporcionar prazer ao paciente

Principais Patologias: São, Artrose, Paralisia cerebral, Cardiopatia, Fratura da tíbia e da fíbula, Fibromialgia, Sinovite A hidroterapia é indicada para indivíduos com lesões musculares, indivíduos com fraturas, com artrite, artrose ou reumatismos, problemas ortopédicos, neurológicos, psicológicos e respiratórios.

Os efeitos terapêuticos gerais são:

1- Alívio de dor

2- Alívio do espasmo muscular

3- Relaxamento

4- Aumento da circulação sangüínea

5- Melhora das condições da pele

6- Manutenção e/ou aumento das amplitudes de movimento (ADMs)

7- Reeducação dos músculos paralisados

8- Melhora da força muscular (desenvolvimento de força e resistência muscular)

9- Melhora da atividade funcional da marcha

10- Melhora das condições psicológicas do paciente e

11- Máxima independência funcional

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com