TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia Oral

Exames: Histologia Oral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas:

06) Uma das fases da amelogênese que se pode identificar nesta lâmina é a diferenciação, pois nem todas as células do epitélio interno do órgão do esmalte se tornaram ameloblastos, continuando cúbicas. Também é possível percebermos a fase secretora, devido a presença de esmalte já formado pelos ameloblastos.

07) O sentido em que os ameloblastos se deslocam na odontogênese é centrífugo.

08) Após a mineralização da dentina e do esmalte, os ameloblastos são nutridos através dos vasos do folículo dentário.

09) A pré dentina é a matriz não mineralizada sintetizada inicialmente pelos odontoblastos. Pode-se localiza-la entre os odontoblastos e a camada de dentina.

10)Os componentes do germe dental que podemos observar na lâmina são : retículo estrelado, epitélio dentário externo, papila dentária, estrato intermediário, pré-dentina, dentina, esmalte, ameloblastos, odontoblastos, pré-ameloblastos e pré-odontoblastos.

207

1)Sim, pois podemos notar que há túbulos detinários “entupidos”, podendo ser devido a deposição de dentina peritubular ou respostas de defesa.

2)Sim, pois podemos notar que houve uma mudança no trajeto de deposição de dentina, sendo esta a dentina secundária. E logicamente, também apresenta dentina primária, pois esta é formada até a obtenção da definição da anatomia da coroa.

3)Os odontoblastos projetam uma trajetória em forma de “S” durante a odontogênese devido aos túbulos e canalículos dentinários. Conforme os odontoblastos vão secretando dentina, seus prolongamentos vão dando espaço para os túbulos.

4)A dentina peritubular está presente nesta lamina, pois ..

5)...

6) Sim, pois aparentemente o dente em questão sofreu algum tipo de agressão, tendo assim portanto dentina terciária.

7) Os túbulos dentinários são delicados cilindros ocos presentes na dentina, que alojam os prolongamentos odontoblásticos. Dentro dele há um fluído dentinário, e podem ser visualizados facilmente devido a trajetória em forma de “S” dos odontoblastos.

8)O número de túbulos dentinários, por unidade de área, aumenta em sentido à polpa dentária. Isso é devido a diferenças das áreas, pois nas áreas mais afastadas da polpa, tense menos túbulos por área, pois o espaço é maior, enquanto que nas áreas mais próximas a polpa, por ser menor, os túbulos são obrigados a se aproximarem, tendo assim mais túbulos por área.

Lâmina 205

CONCEITUAR PRISMA E INERPRISMA DO ESMALTE

1) Os prismas(bastões) e interprismas(substância interprismática) são unidades estruturais fundamentais do esmalte. O esmalte maduro tem a maior parte de sua espessura constituída por esses prismas, que possuem uma forma de barras, por isso se tem essa denominação. As zonas periféricas destas barras, chamadas regiões interprismáticas, completam a estrutura cristalina do esmalte.

DEFINA FUSO DO ESMALTE E SUA LOCALIZAÇÃO

2) O fuso do esmalte é um dos componentes histológicos do esmalte dental. Eles se originam nos primeiros momentos da amelogênese, na fase da diferenciação. Esses fusos são, basicamente, a continuação dos túbulos dentinários. São facilmente observados na região do vértice da cúspide, com orientação perpendicular à junção amelodentinária.

3)

4) A dentina interglobular representa áreas de dentina não mineralizada ou hipomineralizada, onde as zonas globulares de mineralização não se fusionam em massa homogênea dentro da dentina madura. É encontrada na periferia da dentina, junto à união com o cemento. Inclui a zona granulosa de Tomes. ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com