TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia

Seminário: Histologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  Seminário  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 4

Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função.No corpo humano existem vários grupos de células semelhantes entre si. Sendo então formado por trilhões de células, onde cada um representa o nível básico de organização do nosso corpo.Cada grupo constitui um TECIDO que é um conjunto de células que desempenham uma determinada função num organismo. Semelhança de forma: todas destinam-se a uma função específica. Assim, em um tecido, a semelhança entre as células não é somente quanto à forma, mas também quanto à função.O corpo humano é formado por vários tecidos, que podem ser classificados em 4 tipos:

TIPO DE TECIDO FUNÇÃO

Tecido epitelial revestimento e secreção

Tecido conjuntivo preenchimento, sustentação, transporte e defesa

Tecido muscular movimentação

Tecido nervoso recepção e condução de estímulos nervosos

Essa divisão de trabalho é conseqüência da DIFERENCIAÇÃO CELULAR, processo que permite a formação de células especializadas na execução de determinada função do organismo.Todas as células diplóides do corpo humano têm os mesmos cromossomos e genes. No processo de diferenciação determinados genes ativados num tipo de célula ficam desativados em outro tipo, e vice-versa.

TECIDO EPITELIAL

 tecido flexível, formado por células justapostas, com pouca substância entre si;

 reveste e protege o organismo: cobre toda a superfície e forra a cavidade dos órgãos (estômago, coração,...)

 funciona como uma barreira contra agentes estranhos (vírus, bactérias, fungos,...)

As células desse tecido podem ser de 3 formas: cúbicas, prismáticas e achatadas.

 De acordo com a localização, o tecido epitelial pode ser de 3 tipos:

 Epiderme: camada mais externa da pele, formada por várias camadas de tecido epitelial. A parte profunda da pele, chamada derme, é formada de tecido conjuntivo. Características: A epiderme impede que o corpo perca um volume excessivo de água, evitando a desidratação; Na pele encontramos glândulas sudoríparas (suor) e sebáceas (substâncias que lubrificam pele e pêlos) formadas por um tipo de tecido epitelial. Suas células se especializaram em produzir substâncias importantes para o corpo, as secreções (ex: mamárias, lacrimais, salivares...). Células epiteliais da camada mais externa produzem uma substância impermeável: queratina. O cabelo, os pêlos e as unhas possuem esse composto. As células mortas da superfície da epiderme estão sempre se descamando e são continuamente renovadas por outras células que se multiplicam na camada basal da epiderme. Algumas células da epiderme produzem uma substância escura chamada melanina. Ela protege tecidos internos do corpo contra a ação dos raios ultravioleta emitidos pelo sol

 Mucosas: membranas que revestem o interior de órgãos ocos. Ex: mucosa gástrica (estômago), mucosa intestinal, mucosa bucal e mucosa nasal;

 Serosas: membranas que revestem externamente alguns órgãos. Elas são poucas, recebendo nomes especiais:

- Pleura: envolve os pulmões

- Peritônio: envolve órgãos abdominais (estômago)

- Pericárdio: envolve o coração

TECIDO CONJUNTIVO

Tem como função o preenchimento e sustentação. Existem vários tipos de tecido conjuntivo, sendo ele o mais abundante no corpo. Alguns deles são:

Tipo de tecido conjuntivo Função

Tecido conjuntivo propriamente dito preenchimento

Tecido Adiposo Preenchimento, armazenamento de reservas, isolante térmico.

Tecido ósseo sustentação

Tecido cartilaginoso Sustentação, amortecimento

 Em todos os tecidos as células apresentam espaço entre elas a substância intercelular. Sua composição varia de acordo com o tipo de tecido, ex:

 derme: há uma substância gelatinosa que dão resistência e elasticidade à pele;

 tecido ósseo: substância é dura e resistente

 essa substância intercelular é constituída de água e de fibras de proteínas, que podem ser de vários tipos:

 fibras colágenas: formadas por colágeno; são resistentes e esbranquiçadas. O colágeno é a proteína mais abundante, principalmente em ossos, cartilagens, tendões e ligamentos;

 fibras elásticas: formadas por elastina; são delicadas e menores, tem grande elasticidade e são amareladas. São abundantes na pele, pulmões, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com