TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia. Еpitelio de revestimento

Artigo: Histologia. Еpitelio de revestimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

HISTOLOGIA

EPITELIO DE REVESTIMENTO

EPITÉLIO SIMPLES CÚBICO

O epitélio simples cúbicos frequentemente formam pequenos tubos como é o caso dos túbulos renais. A parede destes túbulos é formada por uma camada única de células, de formato cubóide.

A membrana basal existe abaixo de todos epitélios de revestimento ou glandulares. Outros exemplos de locais onde há este tipo de epitélio simples cúbico:

superfície do ovário / ductos excretores de glândulas / formando as glândulas sudoríparas

EPITÉLIO SIMPLES PAVIMENTOSO

É um epitélio formado por uma única camada de células planas, semelhantes a ladrilhos, porém de formas irregulares.

São células muito delgadas e por esta razão frequentemente não é possível observar bem seu citoplasma ao microscópio.

Seus núcleos, geralmente alongados ou elípticos, são mais espessos que o citoplasma e fazem saliência na superfície da célula.

ENDOTÉLIO

Endotélio é o nome que se dá ao epitélio simples pavimentoso que reveste a luz dos vasos sanguíneos, dos vasos linfáticos e do coração.

Este epitélio oferece proteção mecânica e uma superfície bastante lisa na interface da parede do vaso com o sangue. Suas células são bastante delgadas e frequentemente só se percebe o núcleo das células endoteliais.

MESOTÉLIO

Mesotélio é o nome que se dá ao epitélio simples pavimentoso que reveste externamente as vísceras - órgãos da cavidade torácica e abdominal. Constitui a camada mais externa da pleura, do peritônio e do pericárdio.

EPITÉLIO SIMPLES PRISMÁTICO OU SIMPLES CILÍNDRICO

O epitélio denominado epitélio simples prismático ou epitélio simples colunar é formado por uma camada de células prismáticas, altas, apoiadas sobre uma membrana basal. Seus núcleos são elípticos. Note como os núcleos alongados acompanham o maior eixo das células.

É um tipo de epitélio bastante frequente no corpo constituindo, por exemplo, o revestimento interno do estômago, intestinos e de vários outros órgãos.

SIMPLES COLUNAR E CILÍNDRICO MESMO SIGNIFICADO.

Epitélio simples cilíndrico que reveste internamente o intestino delgado. A forma alongada dos núcleos denuncia que as células são prismáticas. Alguns núcleos esféricos (destacados em cor púrpura) dentro da camada epitelial são células de defesa, linfócitos, que migraram para o epitélio e estão entre suas células.

EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO

O epitélio estratificado pavimentoso tem várias camadas de células. A forma das células varia conforme sua posição no epitélio.

As células basais são as mais profundas do epitélio. Estão apoiadas na membrana basal e são esféricas, cubóides ou colunares, dependendo do local do epitélio no organismo.

As células intermediárias são alongadas e as células mais superficiais são achatadas como as células pavimentosas. O nome deste tipo de epitélio deriva da forma das células desta última camada.

Nos epitélios estratificados pavimentosos há uma contínua produção de novas células na sua porção basal e uma contínua descamação na sua porção superficial. As células basais se dividem e lentamente ocupam posições cada vez mais superficiais. Isto é acompanhado pela modificação da forma das células que passa de cubóide ou arredondada para achatada.

Este epitélio existe em locais sujeitos a atrito ou forças mecânicas, como por exemplo na cavidade oral e esôfago. A espessura deste epitélio, isto é, o número de camadas celulares, costuma ser maior em locais expostos a maiores forças.

EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO QUERATINIZADO

A pele é revestida por um epitélio estratificado pavimentoso denominado epiderme. A epiderme é constituída de um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.

No caso de epitélios expostos ao ar, as células das camadas mais superficiais sofrem um processo de queratinização. Isto previne o dessecamento deste epitélio. À medida que as células migram e chegam às camadas superficiais elas morrem e se transformam em delgadas placas de proteínas que protegem as outras camadas celulares. As células mortas da camada córnea descamam continuamente. A camada queratinizada é mais espessa em regiões de maior atrito - palma das mãos e sola dos pés.

SÓ PARA DESTACAR, EM AZUL É A QUERATINA.

EPITÉLIO DE TRANSIÇÃO

O epitélio de transição reveste internamente a bexiga e outros órgãos do aparelho urinário.

À primeira vista parece ser um epitélio estratificado formado por várias camadas de células esféricas ou poliédricas.

Ele tem, no entanto, duas particularidades que o diferenciam de outros epitélios estratificados.

Uma particularidade é a presença de células de dimensões grandes na camada mais superficial do epitélio. Estas células têm a forma de uma cúpula ou abóboda.

Uma característica muito importante das células do epitélio de transição é sua capacidade de se rearranjar nos diferentes estados de preenchimento da bexiga.

Quando a bexiga está esvaziada ou com pouca urina o epitélio é mais alto e formado por maior número de camadas. Quando a bexiga contém muita urina, as células epiteliais se rearranjam, o número de camadas pode diminuir, o epitélio fica mais delgado e as células superficiais se tornam mais achatadas.

EPITÉLIO PSEUDOESTRATIFICADO

O epitélio pseudoestratificado tem este nome porque parece ser estratificado, pois mostra núcleos em diferentes alturas da camada epitelial. Ná verdade há só uma camada de células (é, portanto, um epitélio simples), porém as suas células tem alturas diferentes, o que resulta na distribuição variada de seus núcleos, dando a falsa impressão de estratificação.

Tanto as células altas como as células menores (células basais) estão apoiadas na membrana basal.

Este epitélio pseudoestratificado é do revestimento de uma traquéia.

Observe a presença de núcleos em várias alturas da camada epitelial, porém eles não se distribuem em camadas distintas.

Entre as células de revestimento há células epiteliais secretoras denominadas células caliciformes, secretoras de muco. Elas têm a forma de um cálice. Seu citoplasma é pouco corado, porque o muco não se cora bem. Seus núcleos são muito corados e ficam na base da célula.

Outra particularidade importante do epitélio que reveste a traquéia é a presença de cílios nas suas células. Estes cílios são muito importantes, pois transportam partículas (poeira, bactérias) aderidas ao epitélio em direção à faringe. Observe a grande quantidade de cílios na superfície apical das células.

A classificação completa deste epitélio é epitélio pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. É o epitélio que reveste a maior parte das vias respiratórias.

MICROVILOS

Elas são vistas em grande quantidade em células de epitélios simples cilíndrico que revestem órgãos em que há muita absorção de líquido e moléculas, como por exemplo, o epitélio do intestino delgado e o epitélio de túbulos renais.

Nestes epitélios há uma grande concentração de microvilos (outro nome de microvilosidades) na superfície livre das células epiteliais.

ESTEREOCÍLIOS

Estereocílios são microvilosidades de tamanho maior que as regulares e às vezes são ramificadas. Apesar do nome, não tem motilidade. São encontradas p. ex. na superfície livre das células do epitélio pseudoestratificado que reveste internamente o tubo do epidídimo. Servem provavelmente para aumentar a superfície de absorção das células.

COMPLEMENTO: As células epiteliais têm muitas modificações de suas superfícies, modificações que auxiliam as células e os órgãos onde elas se localizam a exercer variadas funções. Estas modificações são denominadas especializações da superfície celular.

Especializações da superfície lateral:

-interdigitações das membranas de células vizinhas.

-junções intercelulares.

Não são visíveis ao microscópio de luz.

Especializações da superfície basal:

-dobras da membrana.

-hemidesmosomos.

Não são visíveis ao microscópio de luz.

Especializações da superfície apical:

-cílios.

-microvilosidades.

-estereocílios.

BOM ESTUDO PARA VOCÊS!!!

BJS

JÉSSICA CARVALHO

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »