TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histoplamose DANI

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

Histoplamose

É uma micose sistêmica, causada por uma infecção fungica proveniente do fungo Histoplasma Capsulatum, no qual pode se manifestar na forma assintomática ou na forma de doença disseminada e letal.

Existe duas variedades conhecidas desse fungo que causa Histoplasmose, o fungo A Var Capsulatum e o fungo A Var Duboisii, no qual, ambos tem em sua estrutura dupla morfologia com característica térmica de proliferação, onde somente é possível destinguir cada fungo quando já esta em fase leveduriforme.

O Histoplasma Capsulatum pode ser encontrado no solo em fase micelial e pode se converter em fase leveduriforme, ou seja, quando o fungo se prolifera e forma colônias pastosas, podendo ser visto microscopicamente depois de ser levado a temperatura corpórea ou sofrer incubação de 37°C.

O microorganismo desse fungo esta presente em solo orgânico, com PH ácido e contaminado por fezes de aves e morcegos. É um fungo de alta capacidade de infecção, porem de baixa patogenicidade, podendo se agravar e ate levar a morte indivíduos com algum comprometimento em seu sistema imunológico, como os imunossupressores, imunodeprimidos e imunodeficientes.

Na maioria das vezes a infecção acontece pela inalação de conídeos de fase filamentosa do fungo, onde se aloja nos alvéolos pulmonares e, a partir dai gerando uma reação do nosso sistema de defesa primário, onde os macrófagos fazem a  fagocitose  desses microorganismos, porém não tendo capacidade de destruir o invasor  inicia-se então a fase leveduriforme do fungo no parênquima pulmonar, podendo invadir os linfonodos ilomediastinais  e assim disseminando para órgãos como Baço, Fígado, Medula óssea tubo digestivo, entre outros, através da corrente sanguínea.

Após a 2ª ou 3ª semana do inicio da infecção, o nosso sistema de defesa desenvolve uma resposta celular do tipo Th1, onde irá estimular outras citocinas que ativam os macrófagos que, a partir desse momento começam a lisar as leveduras promovendo a formação de granulomas epiteliódes em seu interior, tendo a capacidade de formar uma necrose cascosa nas células grandes e em seguida fibrosar e calcificar.

Pacientes com transplante renal, pacientes com linfoma, pacientes hepáticos e principalmente pessoas que fazem uso de corticosteróides como os portadores do vírus HIV, podem desenvolver quadros graves de disseminação, pois havendo reincidência da doença não manifestada anteriomente, exige com que o sistema de defesa seja mais eficiente, onde nesses casos já não é possível devido ao comprometimento imunológico do paciente.

A Histoplasmose pode se apresentar na forma sintomática e assintomática, onde na manisfestação assintomática houve uma reação de anticorpos específicos que geram resposta imune que leva a cura da infecção na fase primária da contaminação.

A infecção por esse agente etiológico pode evoluir para um quadro clinico de Infecção Pulmonar Aguda, Infecção Pulmonar Crônica e Infecção Disseminada, tendo como sintomas mais comuns a febre alta, calafrios, cefaleia, tosse constante, falta de apetite, e dores musculares que surgem a partir do quadro de infecção pulmonar aguda, podendo evoluir para falta de ar, sudorese constante e tosse com sangue em casos mais severos.

O diagnóstico para identificação  da histoplasmose consiste em exames específicos, e podem ser realizados  através de exame sorológico, onde há a coleta de sangue e urina para se analisar a presença do antígeno polissacarídeo do fungo no soro coletado, através de biópsia dos tecido do pulmão, linfonodos, da pele, do intestino e da medula óssea, onde pode ser detectado a presença de granulomas epitelióides de aspecto sarcóide, onde os microorganismos podem ser vistos dentro das células de defesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com