TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO FAVI (1) DANI

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

FAVI FACES.

Nome: Daniely Silva Cristo 5 Periodo

Professora: Cinthya

ESTUDO DIRIGIDO

1 As principais causas desse movimento foi : O fim da Ditadura Vargas, o país vivia a efervescencia política da redemocratização, o fim da Segunda Guerra Mundial e a criação da Ou.

2 O adulto alfabeto era visto como um ser incapaz e marginal, identificado psicologicamente e socialmente como a criança.

3 Segundo Lourenço Filho O adulto analfabeto é um ser produtivo, capaz de raciocinar e resolver seus problemas. O MEC deu inicio ao primeiro guia de leitura orientando o ensino de adultos pelo método silábico. As lições partiam de palavras-chave selecionadas e organizadas segundo suas características fonéticas.

4 De acordo com esses programas a alfabetização e a educação de base de jovens e adultos deveriam partir sempre de um exame crítico da realidade existencial dos educandos, da identificação das origens de seus problemas e das possibilidades de superá-los. Além dessa dimensão social e política, os ideais pedagógicos que se difundiam tinham um forte componente ético implicando um profundo comprometimento do educador com os educandos.

5 No mês de  janeiro de 1964, o principal articulador foi Paulo Freire.

6 Paulo Freire criticou a educação bancária porque ela  considerava o analfabeto pária e ignorante, uma espécie de gaveta vazia onde o educador deveria depositar conhecimento.

7 Segundo Paulo Freire o professor da EJA precisa fazer uma etapa preparatória  realizando pesquisas sobre a realidade existencial  dos alunos; em seguida fazer um levantamento das palavras utilizadas pelo grupo para expressar sua realidade ; após essa pesquisa o professor seleciona as palavras com maior densidade de sentido, que mostram as situações existenciais mais importantes a partir dessa pesquisa selecionar um conjunto das palavras que contenha diversos padrões silábicos da língua e organizá-los segundo o grau de complexidade desses padrões, essas seriam as palavras geradoras do plano de ensino que o professor utilizaria para ensinar a leitura e a escrita e também desenvolver o senso critico em seus alunos a partir de sua própria experiências.

8  O Golpe Militar ocorreu no mês de março de 1964. Alfabetização pelo método de Paulo Freire foi interrompida por ser vista pelos militares como uma grave ameaça à ordem.

9 Após a Ditadura Militar Foi implantado o programa EDUCAR , as orientações metodológicas eram: tempo maior para alfabetização de 1 a 3 anos e pós alfabetização de modo a garantir que o jovem e o adulto atinja maior domínio dos instrumentos da cultura letrada e prosseguir seus estudos.

10 Durante a Ditadura Militar Paulo Freire foi exilado  mas continuou trabalhando com educação de adultos no Chile e depois em países africanos. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil, onde escreveu dois livros tidos como fundamentais em sua obra: Pedagogia da Esperança (1992) e À Sombra desta Mangueira (1995). Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, foi secretário de Educação no Município de São Paulo, sob a prefeitura de Luíza Erundina.

11 O Mobral foi extinto em 1985 por estar desacreditado nos meios políticos e educacionais.

12 Emília Ferreira realizou estudos sobre adultos analfabetos mostrando que eles também tinham uma série de informações, sobre a escrita e elaboravam hipóteses semelhantes as das crianças. As propostas pedagógicas para a alfabetização começam a incorporar a convicção de que não é necessário nem recomendável montar uma língua artificial para ensinar a ler e escrever, os adultos analfabetos podem escrever enunciados significativos baseados em seus conhecimentos de língua .

13 Com a extinção da Fundação Educar em 1990 criou-se um enorme vazio em termos de políticas para o setor (educação de jovens e adultos);

Alguns estados e municípios tem assumido a responsabilidade de oferecer programas na área, porém a oferta ainda está longe de satisfazer a demanda ;

Falta de política para estender o atendimento, falta de materiais didáticos de apoio, de estudos e pesquisas sobre essa modalidade educativa. Falta a consolidação de reformulações pedagógicas.

REVISÃO DE CONTEÚDO

1 Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

2 O Art. 65 estabelece que:  A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas.

3 De acordo com o artigo 64 A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

4 O Art. 66 mostra que a preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com