TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DANI

Tese: DANI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Com o processo de globalização, as empresas não concorrem apenas com as organizações mais próximas, e sim, com empresas do mundo todo. Porém, para que elas tenham sucesso, as organizações precisam se destacar no ambiente altamente competitivo no qual estão inseridas. Buscando sua diferenciação neste mercado, muitas organizações perceberam a importância de valorizar o capital humano, visto que ele é, segundo Chiavenato (1999), o elemento básico do sucesso empresarial. O autor afirma que, ao invés das empresas investirem diretamente nos seus produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que os entendem e sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Dentro da organização moderna, o homem tem papel fundamental no alcance dos objetivos e metas da empresa, não sendo visto mais apenas como um executor de tarefas, e sim como um indivíduo crítico e autônomo, que possui grande influência nos resultados da organização. Atualmente, atingem melhores resultados as empresas que contam com melhor capital humano, e não somente as que dispõem de recursos financeiros e tecnologia. Com isso, a Administração dos Recursos Humanos ganhou destaque no novo cenário organizacional. O bom desempenho das empresas depende do trabalho executado pelos seus colaboradores e, por isso, estas buscam formas de valorizar o capital humano, mantendo-o motivado, oferecendo condições adequadas de trabalho e recompensando adequadamente seus funcionários.

No entanto, para que isto se torne possível, é fundamental para a organização, a elaboração de Planos de Gestão de Recursos Humanos. Um destes planos refere-se ao Plano de Cargos e Salários, geralmente elaborado pela área de Recursos Humanos, e que pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho (PONTES, 2007). Ainda segundo este autor, o Plano de Cargos e Salários tem como objetivo fornecer embasamento para todas as outras atividades executadas pelo setor de RH, no momento de uma admissão ou demissão, no treinamento de seus colaboradores e também para fornecer maior clareza no que diz respeito a cadeia hierárquica e conhecimento das atividades a serem desempenhadas por parte dos colaboradores. Portanto, a elaboração de um plano de cargos e salários pode ser encarado por muitos autores como uma ferramenta de gerenciamento para as organizações. Neste sentido, este trabalho procura contribuir com os estudos nesta área, buscando através de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, elaborar um plano de cargos e salários para a empresa restaurante Cantinho Japonês Ltda, restaurante esta localizado no município de Taboão da Serra, capital do Estado do São Paulo. Visto isso, este trabalho prevê um estudo de caso que se baseia no seguinte problema de pesquisa: Como elaborar um plano de Cargos e Salários para Restaurante Cantinho Japonês Ltda.

Objetivo geral:

Nessa seção serão apresentado objetivo geral e os objetivos específicos deste estudo. Elaborar um plano de Cargos e Salários para o Restaurante Cantinho Japonês Ltda.

Objetivos específicos:

 Diagnosticar a situação atual do setor de RH da empresa;

 Identificar e descrever os cargos existentes na empresa;

 Analisar a necessidade de novos cargos;

 Definir uma estrutura salarial e estabelecer critérios de carreira;

 Propor diretrizes para a implantação e manutenção do plano.

SALÁRIO FATOR MOTIVADOR

O salario esta associado a teorias utilizadas em psicologia, na questão de salário como fator motivação identifica-se que, indiretamente, ele contribui para as necessidades humanas. As pessoas desejam dinheiro porque lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto realização.

Por este motivo, se explica que o dinheiro não é um fim, ele não é o motivador, mas o meio que faz com que as pessoas atendam suas necessidades e, aí sim, se motivem. O salário não é fator de motivação, quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.

Salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho de seu funcionário e também é uma recompensa justa pelo seu trabalho, dessa forma contribuindo para satisfação das sus necessidades. O salário é fator de motivação quando o ponto principal a ser analisado é sua carreira. Agora, para necessidades como uma boa moradia e sonhos de consumo, ele se torna apenas o meio pelo qual você se motivará para se sentir satisfeito.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo serão discutidos os conceitos teóricos utilizados para a elaboração deste estudo de caso. Inicialmente será abordado como se configura a Administração de Recursos Humanos atualmente, descrevendo como o homem é visto dentro da organização moderna e de que forma os processos de RH contribuem ou interferem nesta área. Em seguida, será apresentado o conceito de planos de cargos e salários, mostrando todas as etapas de implantação do mesmo. Ainda, será discorrido sobre a política salarial e de remuneração da empresa, o planejamento de carreira e os aspectos legais que regulamentam a estrutura de cargos e salários da organização.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS HOJE E A GESTÃO DE PESSOAS

A Administração de Recursos Humanos (ARH) passou por uma série de mudanças até chegar ao estágio atual, com a Administração Científica, que encarava o homem como uma máquina executora de tarefas, até o moderno conceito de Gestão de Pessoas, que reconhecendo o empregado como parceiro da organização.

Chiavenato (1999) afirma que com o passar do tempo, as organizações começaram a perceber que elas só iriam atingir seus objetivos e cumprir suas missões, se seus colaboradores também atingissem seus objetivos pessoais. Com isso surge o conceito de gestão de pessoas.

 Processo de agregar pessoas: processos utilizados para incluir novas pessoas nova empresa. Incluem as funções de recrutamento e seleção.

 Processo de aplicar pessoas: são os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem as funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com