TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicando o Método de Cálculo (ABC) no Departamento de Instrumentos de Qualidade no Dani Salon Salon

Projeto de pesquisa: Aplicando o Método de Cálculo (ABC) no Departamento de Instrumentos de Qualidade no Dani Salon Salon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

TCC I

Franciele Santos

Jamilli Damacena

Jennifer Carvalho

Tema:

A utilização do método de custeio (ABC) como ferramenta gerencial no salão de beleza “Dani Salon”.

Problema:

De que forma o sistema de custeio (ABC) pode contribuir para a maximização dos lucros no salão de beleza “Dani Salon”?

Justificativa:

O sistema de custeio auxilia a analisar os custos por meio de uma análise feita dentro da empresa e sua relação com os objetos de custos. Os custos ficam visíveis passando a ser alvo de programas para sua redução e aperfeiçoamento de processos, ajudando, as organizações a futuramente se tornar mais lucrativa e eficiente, quais atividades consomem os recursos da empresa, distinguindo os custos por atividades. E para cada centro de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Assim podendo determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O sistema permite ainda que se tome ações para o melhoramento da redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, etc.

Geralmente os salões de beleza são empreendimentos que possuem poucos recursos de controle para os custos de suas atividades, seja direta ou indiretamente, tendo como prioridade o investimento na qualidade dos serviços e sofisticação do ambiente de trabalho, o que exige mais insumos, logo maiores gastos.

Analisado estes fatores notou-se que independentemente do tamanho do estabelecimento a entidade apresentará sempre uma diversificada gama de atividades o que propõe a necessidade de um controle gerencial mais rígido.

A empresa escolhida para a sugestão de aplicação do método foi a DANI SALON, um salão de beleza cuja atividade é reconhecida na região por sua qualidade e preços baixos.

Situado no distrito de Riacho da Guia, Alagoinhas Ba, onde o ramo de salões ainda é em sua superioridade ilegal, não tendo registro algum de sua atividade em órgão público. O motivo pelo qual a empresa foi escolhida é o fato de que a mesma tem uma elevada quantidade de atividades nas diversas linhas de serviço e principalmente por haver um baixo controle dos custos diretos e indiretos, esses fatores a adéquam perfeitamente com o objetivo do estudo que busca demonstrar que os salões de beleza podem utilizar-se da metodologia de custeio.

Objetivo Geral:

Sintetizar a implantação do custeio ABC no salão de beleza “Dani Salon”.

Objetivo Específico:

* Descrever o sistema de custeio (ABC).

* Identificar as atividades realizadas durante a prestação dos serviços.

*Calcular os custos dos serviços prestados com base na metodologia do custeio (ABC).

Referencial Teórico:

O mercado consumidor vem evoluindo junto com e as mudanças econômicas e se tornando cada vez mais exigente na busca por produtos e serviços de qualidade a preços mais baixos. Além das exigências do consumidor e de manter-se no mercado obtendo lucratividade, as empresas passam a conviver com a possibilidade da existência de competidores que, bem mais adaptados, ofereçam produtos com qualidade superior e de menor preço. Nesse contexto, o suporte para auxiliar as empresas no desenvolvimento e na implantação da melhor estratégia é a Contabilidade. Ela fornece a informação contábil, que é a base da análise econômica e financeira da empresa. A Contabilidade de Custo, portanto, apresenta-se como uma das especificidades da Contabilidade, possuindo funções relevantes no auxílio ao controle e na tomada de decisões.

Segundo Leone (2000, p.19), a Contabilidade de Custo é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.

A contabilidade de custos é um instrumento poderoso porque utilizam, em seu desenvolvimento, princípios, critérios e procedimentos fundamentais da ciência contábil. De acordo com as necessidades gerencias das entidades a contabilidade de custos organiza-se em termos de sistemas de acumulação de dados, de critérios de avaliação e de apropriação dos custos e seus portadores para desta forma produzir relatórios que satisfação as exigências dos diversos usuários.

Sistemas de custeio são métodos que fornecem as informações sobre a estrutura de custos das organizações. Trata-se de uma ferramenta que pode ser utilizada no âmbito interno de uma organização nos níveis: estratégico, tático e operacional. Objetiva oferecer informações para os diversos níveis gerencias de uma empresa, no auxilio as funções de determinação de desempenho e de planejamento e controle das operações.

Vários são os métodos existentes, mas não pode se afirmar que um seja melhor ou que substitua o outro, pois são aplicáveis conforme as características das entidades, como ramo de atividade, porte, grau de detalhamento desejado dos valores de custos, objetivos gerenciais etc. São três principais métodos de custeio abordados pela bibliografia de custos no Brasil, referem-se ao custeio por absorção, ao custeio variável e ao custeio ABC.

O método de custeio por absorção, que é chamado de custeio pleno ou integral, consiste na alocação dos custos de produção, todos aqueles que ocorrem na área de elaboração, esse método tem como objetivo fazer o rateio dos elementos em cada fase de produção. O custeio direto trata os custos indiretos de fabricação fixos como custos do período e não como custos do produto, por este método são considerados custos dos produtos apenas os custos variáveis. O sistema de custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing) procura amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio, necessários aos sistemas tratados anteriormente, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com