TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico Do Surgimento Do Expressionismo

Ensaios: Histórico Do Surgimento Do Expressionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo em vista o momento histórico vivenciado na Alemanha no período de surgimento do Expressionismo, final do século XIX e início do século XX, percebe-se o porquê da necessidade do artista de “expressar” os seus sentimentos interiores através da pintura.

A Europa, nesse período, passava por uma grande inquietação. A corrida imperialista fez com que culminasse a Primeira Guerra Mundial em 1914, guerra esta que trouxe conflitos em enormes proporções, e consequentemente, destruições, mortes, perdas e ruínas. A Alemanha não foi a vitoriosa e devido a isso teve de assinar o Tratado de Versalhes, que a atribuía o dever de pagar severas indenizações, além de perder territórios e colônias a ela pertencentes, pros vencedores. A economia do país se infiltrou em um amplo declínio e a população como um todo se sentiu injustiçada.

Utilizando-se de tal situação vivenciada na Alemanha e da tendência do fascismo em toda a Europa, Hitler instaurou no país o poder nazista, com todo totalitarismo, militarismo, conservadorismo, racismo, nacionalismo, entre outros “ismos” pertencentes a essa forma de dominação. Nem todos alemães concordavam com isso e uma forma de mostrar a insatisfação do povo, foi as obras de artes dessa vanguarda (Expressionismo), que como todos os movimentos das Vanguardas Europeias, pretendiam criar um novo caminho para a arte, contradizendo qualquer legado deixado pelo passado, que para o Expressionismo, particularmente, foi do impressionismo.

Além do contexto político e econômico citado, diversos estudos sobre o ser humano concretizados nessa época foram importantes para definir “expressão” e “existência”, que são tão enfatizados no movimento. Entre os estudiosos, Freud se destaca; segundo (Petra Gehring, 2011) sem Freud, não teria havido nenhuma revolução expressionista. De fato, foi graças a Freud que mil olhos se abriram sobre as paredes da mente. Encarando a realidade, tendo essas paredes na frente e atrás de si, o Expressionismo encontrou algo para cravar os dentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com