TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento da Psicologia Organizacional

Artigo: Surgimento da Psicologia Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  Artigo  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  2.630 Visualizações

Página 1 de 2

“A psicologia organizacional é uma área da psicologia que atua sobre as organizações para atuar sobre os problemas ligados a gestão de recursos humanos. Tradicionalmente a psicologia organizacional está ligada a: cargos e salários, recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e analise de desempenho.”

Este trabalho ira mostrar como podemos aplicar a psicologia organizacional na área administrativa de forma que a psicologia venha a contribuir para o administrador exercer suas funções, e conseguir atingir suas metas com maior eficácia.

Surgimento da Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional é uma criação do século XX, com seu inicio no final do século XIX, praticamente desde o inicio do campo da psicologia.

Os primeiros a realizar um trabalho de psicologia organizacional foram os psicólogos experimentais que estavam interessados em aplicar novos princípios de psicologia para resolver problemas nas organizações, os primeiros trabalhos concentravam-se em questão de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional.

Psicologia Industrial

A Psicologia Industrial foi a primeira a forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, início no século XX, quando a Revolução Industrial já havia se consolidado e o Taylorismo começa a entrar em cena e a fornecer resultados positivos ao aumento de lucratividade das indústrias através de controle mais elaborados do processo produtivo e aumento da eficiência.

Antigamente a Psicologia Industrial se preocupava com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados e hoje em dia ela também tem esse papel na instituição.

Nesse início a psicóloga Industrial procurava medir limites de esforços dos trabalhadores, para assim criar quotas de produção: se encarregava das práticas de seleção e colocação profissional, além da orientação vocacional baseada em teste e estudos sobre condições de trabalho visando aumentar a produtividade.

Psicologia Aplicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com