TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE LUZES ARTIFICIAIS SOBRE O CRESCIMENTO DE RABANETE EM AMBIENTE CONTROLADO

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO NACIONAL

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE LUZES ARTIFICIAIS SOBRE O CRESCIMENTO DE RABANETE EM AMBIENTE CONTROLADO

Uberlândia

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................5

          1.1JUSTIFICATIVA.........................................................................6

          1.2 OBJETIVOS................................................................................6

          1.3 PROBLEMA................................................................................6

          1.4 HIPÓTESE...................................................................................6

          1.5 METODOLOGIA.......................................................................6

2. DESENVOLVIMENTO

          2.1 PREPARAÇÃO...........................................................................7

          2.2 PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO........................................8

          2.3 SEGUNDA PREPARAÇÃO....................................................12

          2.4 SEGUNDO DESENVOLVIMENTO.......................................13

3. CONCLUSÃO.......................................................................................17

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA....................................................18


1. INTRODUÇÃO

No dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar  a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial. 

Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde.

         A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.

Juntamente com a UNESCO, um grande número de organismos científicos participará dessa iniciativa, que, em 2015, vai reunir diversas partes interessadas, inclusive sociedades e associações científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado.

O Colégio Nacional dispõe de vários projetos, a destacar o Projeto de Ciência e Cidadania (C&C), que inclusive é vinculado à UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.).

“O Ciência & Cidadania (C&C) é um programa de projetos que tem por objetivo trabalhar com os alunos, de todos os níveis de ensino, práticas que integrem a pesquisa científica à proposição de soluções criativas e viáveis para problemas comunitários, em um exercício de cidadania que transcende a realidade imediata e forma alunos comprometidos, capazes de analisar e intervir nos contextos social, político e econômico nos quais estão inseridos.”- Colégio Nacional. Com isso, o Projeto visa criar consciência social nos estudantes, fazendo com que esses tendam a ficar a par de problemas sociais gerais e procurem possíveis soluções para eles.

1.1. Justificativa

        A técnica de crescimento sob luz artificial seria muito vantajosa onde não há áreas agricultáveis disponíveis. Segundo a pesquisa em 2011 do site do banco mundial, há apenas 32,51% de áreas agricultáveis no Brasil. Em países como o Suriname, existem apenas 0,53% dessas áreas. A artificializacão da luz solar combinada com outros recursos para cultivar plantas, pode melhorar a situação desses países.

Além disso, a qualidade dos produtos resultantes dessa artificialização aumentará, visto que, não haverá pragas, nem o uso de agrotóxicos, pois a planta desenvolverá em um ambiente controlado. Com a seleção da melhor luz artificial, é possível melhorar a produção agrícola de diferentes vegetais, assim como o ambiente controlado irá prevenir contra fatores climáticos e condições desfavoráveis.

Apesar dessas vantagens, o cultivo de plantas sob a luz artificial não é muito utilizado porque exige cuidados extras, tais como a proximidade da luz, o tempo de exposição, etc.

1.2. Objetivos

-Verificar o desenvolvimento das plantas sob variados tipos de luzes;

-Compreender os cuidados necessários para o cultivo de plantas sob luz artificial.

1.3. Problema

As fontes de luz artificial são mais eficazes que a luz solar?

1.4. Hipótese

Como as lâmpadas são diferentes, tanto em quantidade de energia consumida quanto em intensidade da luz, produção de calor, etc. Preveremos que o crescimento dos diferentes grupos ocorrerá em tempos variados. Além disso, a luz solar apresenta diversas variações em relação às luzes artificiais, então pensamos que o crescimento também ocorra em divergência.

1.5. Metodologia

-Por meio de observação direta pretendemos responder a indagação. Os experimentos incluem observar o desenvolvimento das amostras de rabanete (Raphanus sativus) sob as luzes: solar, incandescente, fluorescente e LED; 

-Entrevistas com biólogos e/ou agrônomos;

-Análise documental.

2. DESENVOLVIMENTO

        2.1. PREPARAÇÃO

        Para a realização do experimento com os rabanetes, foi preciso a compra de alguns recursos em uma loja de materiais de construção (Leroy Merlin). A compra aconteceu no dia 17/07/2015. Os materiais necessários foram: vasos de plástico (12), terra preparada (2 sacos de 4kg), pacotes de semente de rabanete (2) e lâmpada incandescente de 220v (1). O resto dos materiais já era possuído pela equipe, como: lâmpada fluorescente, lâmpada LED e os suportes necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (657.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com