TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO

Resenha: OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Resenha  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 7

OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO

Quando se fala em psicologia está-se referindo a psicologia científica, construída por meio do acúmulo de conhecimento através dos tempos. Como se trata de comportamento humano, algo que nos influencia diretamente, é importante fazer essa distinção pois muitas coisas são ditas e escritas como sendo psicologia, mas na verdade são falácias, meias verdades, produzidas para atender os interesses de alguns. Porém, antes de apresentar a psicologia científica, é preciso mostrar que existem várias formas de conhecimento e as diferenças, semelhanças e finalidades de cada uma dessas formas.

Além do conhecimento científico, a arte, a religião, o conhecimento popular e a filosofia constituem outras maneiras de saber sobre as coisas. Muitas vezes, todas essas formas de conhecer irão abordar o mesmo assunto, porém com diferentes olhares e respostas.

Conhecimento Popular – Também chamado de senso comum, bom senso, cultura popular, empírico. São os saberes adquiridos através de experiência direta, da observação, da utilização prática do dia-a-dia. É superficial, no sentido que se conforma com as aparências (costuma dar respostas como “porque sim” ou “porque todos sempre fizeram dessa forma”. É influenciado pelas tradições e costumes. É sensitivo, pois é influenciado pelo humor, pelo estado de ânimo dos envolvidos. É subjetivo, pois é organizado pelas experiências pessoais de cada pessoa. É assistemático, uma vez que não pretende buscar validação para suas afirmações. É acrítico, pois não pretende na maioria das vezes, passar suas idéias por uma avaliação criteriosa.

Ex: a quantidade de receitas diferentes que as pessoas costumam apresentar para curar gripes, sendo que muitas delas são extremamente improváveis. Ainda assim tais receitas são difundidas.

Conhecimento Filosófico – A Filosofia é uma forma de conhecimento que embora estudada nas universidades e faculdades não é uma ciência. Suas concepções estão além desse conceito, pois consistem muitas vezes em hipóteses que não podem ser verificadas diretamente pela observação. É um conhecimento racional e organizado, pois segue uma maneira lógica de conceber uma representação coerente da realidade estudada. Assim,

o conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo as luzes da própria razão humana (LAKATOS e MARCONI, 2007, p. 79).

Além disso, a filosofia procura abranger aspectos mais universais dos assuntos, enquanto o conhecimento científico aborda segmentos, pequenas partes da realidade.

Conhecimento Religioso¬ – Trata-se de saberes que se apóiam em doutrinas que contêm aspectos sagrados, inspiradas por aspectos sobrenaturais, portanto infalíveis e indiscutíveis. Por esse mesmo motivo não podem ser verificadas. Investiga respostas para questões existenciais. Explicações para a origem da vida, a morte, os sentimentos. Busca de esperança diante de adversidades das quais o homem não tem controle.

Conhecimento Artístico - O artista expressa sua interpretação do mundo através da arte. Através da criatividade, da imaginação e da fantasia expõe idéias, valores, críticas, aspectos da cultura e da época em que vive. Por intermédio de seu trabalho podem ser conhecidos vários aspectos da realidade que sua arte apresenta.

Conhecimento Científico – O conhecimento dito científico é produzido através de um controle rigoroso, que envolve uma linguagem adequada, uma postura crítica e investigativa que pretende ir além das aparências, o comprometimento com a sociedade e com o futuro, por meio do acúmulo e da divulgação do conhecimento e do compromisso com a busca do saber de forma ética. É um saber organizado logicamente e baseado em fatos (ocorrências reais, observáveis). Possui a característica da verificabilidade, ou seja, pode ser verificada sua exatidão.

Definindo Ciência

Para Lakatos e Marconi (2007) ciência é “uma sistematização de conhecimentos”, e “um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”. Toda ciência possui um objetivo ou finalidade, que é determinar leis gerais que regem determinados eventos. Além disso, tem como função a melhoria da vida do homem com o crescente aperfeiçoamento de sua relação com o mundo que o cerca. Por fim, toda ciência se dedica ao estudo de um objeto, aquilo que se pretende estudar. Um mesmo objeto pode ser estudado de diferentes formas, gerando o enfoque específico que cada ciência apresenta, mesmo quando o objeto é o mesmo.

Ex: Psicologia e antropologia estudam o homem, porem com diferentes enfoques.

Quadro comparativo entre Senso Comum e Conhecimento Científico

Senso Comum Conhecimento Científico

Conhecimento cotidiano - Conhecimento experimentado

Popular Restrito ao “cientista”

Tradicional Construído por meio da exaustiva testagem

Produz “visões de mundo”

precariamente Obtido de modo programado, controlado e sistemático

Criado a partir da vivência Contém linguagem rígida

Criado a partir da observação

cotidiana Deve ser mensurável

Experiências pessoais Deve ser observável

Não exige comprovação Deve ser passível de reprodução

Julgamentos e juízo de valor Deve permitir a verificação de sua

Validade

Cultural e temporal Surge por meio de um processo de

construção e acumulação histórica

de conhecimento

Vai do hábito à tradição Deve ter objeto específico

Cria “teorias” sobre a realidade Aspira à coletividade

Apropria–se da Ciência Cria teorias sobre a realidade

Um exemplo, a título de ilustração: quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com