TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igreja Santa Maria Presso San Sátiro

Dissertações: Igreja Santa Maria Presso San Sátiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  1.957 Visualizações

Página 1 de 10

BRAMANTE – SANTA MARIA PRESSO SAN SATIRO

Muitos arquitetos e pintores famosos participaram na criação das maravilhas da Itália renascentista, mas é preciso tipo especial de talentos para atender a uma grande igreja em uma pequena parcela.

Donato Bramante era um homem. Em 1472 o duque Galeazzo Maria Sforza de Milão, encomendou uma nova igreja para a sua cidade. Suas ambições eram grandes, mas o local disponível para ele foi limitado pela presença de uma rua movimentada. O coro, o espaço atrás do altar, teve que ser truncado, tornando a igreja desajeitadamente curto. Sem se deixar abater por tal obstáculo, Bramante concebeu uma solução engenhosa. Pintou uma ilusão de ótica.

Trompe-l'oeil, ou ilusão de ótica arquitetônica era muito popular no final de renascimento e barroco, mas Bramante levou a decepção visual para um nível totalmente novo. De pé na entrada do edifício tem a impressão de um espaço mais profundo, ampliando ainda mais por trás do altar que é fisicamente possível. A ilusão de ótica é ajudado pelas condições de luz um pouco previsível no interior do edifício. A ilusão, é claro, rapidamente desaparece como um passos de lado a partir do eixo principal da igreja, mas um passo atrás e reaparece mágicos. Como a própria crença religiosa, vendo corretamente Santa Maria presso San Satiro igreja de Bramante é tudo uma questão de perspectiva e fé.

Bibliografia: http://www.atlasobscura.com/places/santa-maria-presso-san-satiro

O edifício original da igreja foi fundada pelo Arcebispo Ansperto de Biassono 879 antes e foi uma capela dedicada a São Sátiro, irmão de Santo Ambrósio. Na vontade de Ansperto, chegou até nós, que você tem ao lado da igreja foi construída uma célula a um hospital para peregrinos e monges, regido pelos monges beneditinos do mosteiro de St. Ambrose [1].

A capela passou por alterações posteriores, quando foi restaurada a igreja de Santa Maria no final do século XV. Na hora de Bramante remonta decoração ao ar livre. É o revestimento externo do Renascimento, circular, com nichos ladeados por pilastras coríntias que suportam alta entablamento. Acima da estrutura de cruz grega, que é visto a sair do edifício circular, foi adicionado o lanterna octogonal, encimado pela lanterna. A decoração é composta por cornijas de tijolos com motivos vegetalistas, a partir das capitais dos pilastras e redondas com cabeças esculpidas típicas da tradição Milanese.

No século IX, a torre foi construída.

A igreja de Santa Maria no entanto, foi construída entre 1476 e 1482 para proteger ícone milagroso. O milagre que queria comemorar com a igreja era a seguinte: uma imagem da Virgem, que estava na capela medieval, que foi atingido por um jovem vândalo com um punhal, iria sangrar. O afresco na origem do milagre do século XIII, já está no altar-mor da igreja. O cliente era o inicial Duque Galeazzo Maria Sforza, que é retratado com sua esposa Bona de Sabóia no ícone no altar. A construção continuou em seguida, com o apoio de Ludovico il Moro, as oferendas dos fiéis e os nobres da época, como o líder Gaspare Vimercati e Marquis Stanga [2].

Tradicionalmente, acredita-se que o designer era um jovem artista de Urbino, que recentemente mudou-se pela primeira vez em Bergamo e depois em Milão: Donato Bramante. Mesmo o escultor e arquiteto Giovanni Battagio participaram na sua construção e ornamentação a partir de 1483, além de Lombard Giovanni Antonio Amadeo.

Bramante, ou talvez Amadeo, mesmo quando eles têm uma pequena área, ele construiu um edifício de ar verdadeiramente monumental: uma nave longitudinal e duas laterais, com a mesma amplitude entre a nave e os braços do transepto, ambos cobertos por vezes fortes barril com caixotões pintados que evocou o padrão de Sant'Andrea por Alberti [3]. O cruzamento dos braços tem uma cúpula hemisférica, distintivo padrões Bramante. A harmonia do conjunto foi colocado em risco pelo tamanho insuficiente da cabeceira, que, incapaz de estender a presença da estrada que corre ao longo das costas, foi "esticado" ilusória, a construção de um ponto de fuga falsa em estuque em um espaço profundo apenas 97 cm. A solução, considerado o precursor de todos os exemplos posteriores de trompe l'oeil, para dizer a verdade é um exemplo de uma "achatada" mudou-se da escultura à arquitetura. Em sua perfeita construção perspectiva, o trabalho mostra a influência de Piero della Francesca e pesquisa no campo da representação ilusionista Donatello [4].

EXTERNO

A igreja de Santa Maria presso San Satyr não dá diretamente via Torino, mas em um curto beco sem saída imprensado entre dois edifícios. A fachada é em estilo neo-renascentista e é saliente, com alvenaria de mármore. A secção do meio é dividido em duas faixas horizontais sobrepostos por uma cornija, cada uma das duas bandas é dividida em três secções por pilastras coríntias. Na parte inferior, central, é ligeiramente espalmadas portal e sobre os lados, há duas janelas com uma única luz para o arco. No centro da banda superior, no entanto, é a rosácea com os lados, dois nichos. A fachada termina com um frontão triangular simples.

Na parte de trás da igreja, ergue-se a torre sineira, construída no século IX, em estilo românico. É uma das mais antigas torres de igreja em Milão, ainda pode ser visto em sua forma original: a estrutura é a de uma torre quadrada simples, dividida em quatro níveis: a parte inferior se abre para o exterior com aberturas estreitas no Museu do Louvre, o segundo abaixo com maior único, e as duas janelas e caixilhos superiores.

A cúpula da igreja é composta de um telhado de um cone truncado descansando em um tambor decorado com rosas em volta do cego, a cúpula é encimada por uma lanterna que tem, por cima, uma cruz de ferro.

Originalmente, o edifício foi decorado em branco, azul e ouro, ea impressão visual era para ser rico.

INTERIOR

O interior da igreja de Santa Maria presso San Satyr é um ponto crucial commissa, orientada noroeste-sudeste.

A sala de aula é dividida em três naves de cinco compartimentos cada. A nave, mais de duas vezes maior do que o lado, é coberto com uma abóbada de berço de caixotões e sua única luz natural é a rosácea na parede oposta, não tendo outras janelas. Os corredores, no entanto, são cobertos com uma abóbada de cruz. Os dois braços da cabeceira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com