TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO E AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PROJECTOS SOCIAIS EM SICREDI SANTA MARIA

Projeto de pesquisa: ESTUDO E AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PROJECTOS SOCIAIS EM SICREDI SANTA MARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.937 Palavras (16 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 16

SANTA MARIA

PROJETO DE PESQUISA

Disciplina Ética e Responsabilidade Empresarial

PESQUISA E AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS NO SICREDI SANTA MARIA

Alexandre Becker Nunes

SANTA MARIA – RS, Dezembro de 2012

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a importância que as empresas representam dentro da sociedade tem aumentado significantemente, pois cada vez mais, as ações propostas por estas têm contribuído com o objetivo de auxiliar na melhoria da qualidade de vida da sociedade através da elaboração de projetos e campanhas focados no tema da responsabilidade social.

Estes projetos têm como objetivo manter a responsabilidade das empresas com as pessoas da sociedade e funcionários, entre outros com os quais estas mantêm relação, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com o aspecto social e ambiental.

Levando em consideração estes dados, torna-se importante avaliar como se define um projeto de responsabilidade social dentro de uma empresa, a quem ele deve atingir, quais objetivos este pretende alcançar, como ele irá ajudar a sociedade e seus envolvidos, bem como qual a percepção que os colaboradores da empresa têm sobre estes projetos desenvolvidos por sua empresa.

De forma a avaliar estes fatores torna-se necessária à criação de uma maneira de mensurar a integração dos colaboradores com projetos e programas sociais, a maneira de como este está implementado e organizado dentro da empresa e da sociedade, os benefícios esperados e qual o retorno que este projeto traz para dentro da empresa. Outro fator a ser considerado é a forma que estes são publicados e divulgados.

Para o levantamento dos dados o local de pesquisa será a cidade de Santa Maria e a empresa a ser utilizada como fonte de pesquisa será a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados da Região Centro do Rio Grande do Sul – Sicredi (Superintendência Regional de Santa Maria - RS), representada pelos seus gestores e colaboradores de diferentes áreas de atuação na região, mas com vinculo ao Sicredi Santa Maria.

1.1. PROBLEMA DE PESQUISA

Como os projetos de responsabilidade social praticados pelo Sicredi Santa Maria são percebidos por seus colaboradores?

2. FUNDAMENTAÇÃO

De forma a conceituar os principais temas abordados neste trabalho de pesquisa serão explanados a seguir os conceitos referentes à responsabilidade social, ética e responsabilidade empresarial, bem como, uma breve descrição da empresa em estudo apresentando seu histórico e informações sobre sua presença na cidade de Santa Maria.

Ainda serão apresentadas algumas informações sobre o Programa de Responsabilidade Social do Sicredi, o qual será tema da pesquisa juntamente com a percepção geral dos colaboradores do Sicredi em relação a projetos sociais.

2.1. RESPONSABILIDADE SOCIAL

Conforme Melo Neto e Froes (2004) a responsabilidade social tem como objetivo estimular o desenvolvimento do cidadão fomentando a cidadania individual e coletiva, buscando intervir diretamente na busca de soluções para os problemas sociais.

A Responsabilidade Social pode ser considerada a participação de pessoas e empresas que trabalham com o objetivo de contribuir para melhorias nas condições sociais e ambientais. Conforme Souza (2011) esta se refere à participação de pessoas, empresas ou governos atuando de forma a cumprir o papel de cidadão, que pode ser definido como o respeito à legislação e a responsabilidade nas relações com outros que os rodeiam.

Ainda conforme Souza (2011) além do cumprimento da legislação, atuar de forma a apoiar o desenvolvimento da comunidade na qual se encontrar, bem como, a conservação e preservação do meio ambiente.

Estas relações formam uma base para a Responsabilidade Social, permitindo que sejam elaborados projetos e programas que visam à melhoria da sociedade.

A definição apresentada no Instituto de Tecnologia Social do Brasil conceitua a Responsabilidade Social como o reconhecimento presente nos cidadãos, individualmente e em conjunto, dos seus deveres para com a comunidade em que vivem e a sociedade em geral. Este conceito se fundamenta no princípio de que, em maior ou menor grau, as ações individuais sempre têm algum impacto (positivo ou

negativo) na vida de outros cidadãos e da coletividade. Assim, a Responsabilidade Social concretiza-se por meio da tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para preservar e melhorar o bem-comum e elevar a qualidade de vida de todos.

Matos (2012) define que a “Responsabilidade Social é uma exigência básica para a atitude e para o comportamento ético, por meio de práticas que demonstrem que a empresa possui uma alma, cuja preservação implica solidariedade e compromisso social”.

Já conforme a definição proposta pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social esta pode ser definida como “uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários”.

O crescimento da Responsabilidade Social acontece juntamente com a comunidade que está envolvida em sua atuação, procurando cada vez mais indicar melhores processos em suas políticas e práticas, mantendo esta em constante evolução.

Conforme Souza (2011) a “Responsabilidade Social envolve a atuação da empresa de dentro para fora, pois uma empresa socialmente responsável preocupa-se em participar, de forma ativa, dos programas sociais voltados para o bem estar da comunidade, através da criação de métodos, planos e incentivos que a identifiquem, interna e externamente, como uma empresa cidadã”.

A Responsabilidade Social pode ser divida em duas frentes, a interna e a externa, na qual a primeira indica a preocupação da empresa com o seu público interno, ou seja, colaboradores e seus dependentes. Já a segunda trata das ações externas, em benefício da comunidade.

De acordo com MELO NETO e FROES (2002), “a responsabilidade social interna focaliza o público interno da organização, seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com