TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos microelementos para reações químicas do nosso corpo

Artigo: Importância dos microelementos para reações químicas do nosso corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os minerais são uma parte essencial de qualquer dieta balanceada. Eles são micronutrientes importantíssimos para as reações químicas do nosso organismo e ajudam diretamente no bom funcionamento do nosso corpo.

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Constitui cerca de 1,5 a 2% do peso corpóreo - 99% do cálcio está nos ossos e dentes e o 1% restante está no sangue e líquidos extracelulares e dentro das células dos tecidos moles.

O fósforo, é um dos elementos mais essenciais, está em segundo lugar depois do cálcio em abundância nos tecidos humanos, é encontrado no interior das células dos tecidos vivos como íon fosfato, sendo um dos mais importantes constituintes minerais da atividade celular.

Conclusão

O fósforo e o cálcio são minerais extremamente necessários para manter a formação e as funções do organismo dos seres humanos. O cálcio intervém na contração dos músculos, e está implicado no controle de algumas enzimas quinases que realizam funções de fosforilação. Também participa de funções enzimáticas de maneira similar ao magnésio em processos de transferência do fosfato. Ainda interfere nos processos de transcrição, ativação de genes e apoptose. Os compostos de fósforo intervêm em funções vitais para o organismo, possui relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP, adenosina tri-fosfato. As células utilizam-no para armazenar e transportar a energia na forma de fosfato de adenosina. Além disso, funciona como íons tampões, impedindo a acidificação ou alcalinização do protoplasma.

Biodisponibilidade

Deve-se ressaltar que o cálcio pode ter baixa absorção em alimentos ricos em ácido oxálico, como espinafre, batata-doce e feijão. O ácido oxálico é o inibidor mais potente da absorção do cálcio. Alimentos ricos em acido fitico, como feijão cru, sementes, castanhas, cereais e isolados de soja, também podem proporcionar baixa absorção de cálcio. As fibras solúveis presentes em frutas e vegetais afetam negativamente a absorção do mineral, entretanto, em proporção menor que as insolúveis, predominantes em cereal, incluindo celulose, lignina e algumas hemiceluloses.

Os sais de cálcio são mais solúveis em ph ácido que em neutro. Os alimentos aumentam a absorção de suplementos de cálcio tanto nas formas solúveis quanto nas insolúveis em indivíduos normais. Absorção típica de 20% com o estomago vazio pode aumentar para 30 a 35% com o alimento. O alimento resulta em uma entrada mais gradual de cálcio para o intestino, promovendo absorção mais completa.

Interação nutriente-nutriente

Cálcio e sódio compartilham do mesmo sistema de transporte no túbulo renal proximal. Alta ingestão de cloreto de sódio resulta em maior absorção de sódio, com aumento do sódio urinário e obrigatoriamente perda de cálcio pela urina. As proteínas aumentam a excreção urinaria de cálcio, mas seu efeito na retenção de cálcio é controverso. Cada grama de proteína metabolizada aumenta os níveis de cálcio na urina em aproximadamente 1,75 mg. Assim ao aumentar a quantidade de proteína ou de aminoácidos na dieta, aumenta a excreção de cálcio.

A cafeína pode ter impacto negativo na retenção de cálcio e tem sido associada com aumento no risco de fraturas no quadril. A associação do consumo de cafeína com a perda óssea acelerada tem sido limitada a mulheres na menopausa e com baixa ingestão de cálcio.

Razão cálcio e fosfato

A razão cálcio/fosfato na dieta pode ser levantada quando se discutem dietas necessárias para garantir o Maximo crescimento ou quando se discutem fenômenos patológicos, como hipocalcemia, e osteoporose, formação de pedras renais e tecidos moles.uma relação especial entre cálcio e fósforo e sugerida pelo fato de que a razão Ca/P no osso é de cerca de 2,2/1 por peso.

Atividade física e metabolismo do cálcio

Os mecanismos pelos quais o exercício influencia na massa e na estrutura na massa óssea ainda estão sob investigação. Embora tanto o exercício físico quanto a ingestão de cálcio influenciam na massa óssea, ainda não está claro se a ingestão de cálcio influencia no grau de beneficio provindo do exercício físico.

Toxicidade

Como relatado o cálcio tem papel importante no metabolismo de praticamente todas as células do corpo e interage com grande número de outros nutrientes. Distúrbios do metabolismo de cálcio resultam em uma serie de reações adversas. Os três efeitos mais importantes são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com