TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressionismo

Seminário: Impressionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 5

• Impressionismo

O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu as grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pelas mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano. O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.

Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1873).

• Características

A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado. Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

A ponte japonesa (1899) Claude Monet

A primeira vez que o público teve contato com as obras dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas tanto o publico quanto as criticas reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura. Entre os expositores estavam “Édouard Monet, Claude Monet, Pierre Auguste Renoir e Edgar Degas”. Só na década seguinte é que começaram a ser compreendidos pela crítica e pelo público.

 Édouard Monet

Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant.

Almoço na Relva (1863) Édouard Monet

Olympia (1863) Édouard Monet

“O tocador de Pífaro" (1867) Édouard Monet

 Claude Monet

A grande preocupação de Monet são as pesquisas com luz solar refletida nos seres humanos e na natureza. O quadro mulheres no jardim, de 1866, já mostra o entusiasmo do artista pela pintura ao ar livre, que lhe permite recriar os efeitos da luz natural. Outro bom exemplo é o quadro catedral de Rouen ao amanhecer (1894) e o Catedral de Rouen em pleno sol (1894), com o tema a fachada dessa construção gótica, Monet pintou-se em vários momento do dia, registrando assim as diferentes impressões eu as pedras, arcos, tímpanos, torres, rosácea e vitrais da construção lhe causavam.

 Pierre Auguste Renoir

Renoir foi o pintor impressionista que mais ganhou maior popularidade e chego mesmo a ter a reconhecimento da crítica ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Exemplo disso é o famoso Baile no Moulin de la Galette, em que as pessoas movimentam-se numa atmosfera feliz de cores e sorrisos. Outro também bom exemplo é o quadro La Grenouillière, onde na tela ele retrata uma cena segundo a impressão determinada pela luz solar num momento efêmero de um dia alegre. Podemos observar aí um dos princípios do impressionismo: as manchas coloristas unidas visualmente pelo observador compõem um todo percebido como uma reunião festiva.

 Edgar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com