TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressionismo

Tese: Impressionismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Surgido na França em 1874 (séc. XIX), o impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant” (Impressão ao nascer do Sol), de Monet, um dos principais artistas do movimento.

Esse movimento revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os pintores impressionistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registras constantes alterações que essa luz provoca na natureza.

O impressionismo criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.

Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna.

Características do Impressionismo nas Artes Plásticas

Arte alegre e vibrante

Presença dos contrastes

Transparências luminosas

Claridade das cores

Sugestão de felicidade e de vida harmoniosa

Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;

Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;

Valorização da decomposição das cores;

Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor, mas devem ser pura e dissociadas nos quadros.

Claude Monet (1840-1926) fez parte do movimento impressionista na França, que teve início em 1874 com a primeira exposição do grupo no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar. O grupo ficou conhecido por realizar uma pintura ao ar livre, em frente ao motivo, numa nova concepção de pintura, de celebração dos espaços do mundo e da luz. Adotando um princípio dinâmico por excelência, o grupo também eliminou as referências mitológicas, religiosas e históricas para refletir a vida contemporânea e a nova Paris, as impressões momentâneas e fugazes de seu cotidiano. Pintando diretamente sobre a tela branca, utilizando somente cores puras justapostas, geralmente sem misturá-las, os impressionistas buscavam obter a vibração da luz, o aspecto efêmero da vida, fugaz momento da luz e da sensibilidade, ato de amor entre artista e mundo, despido de toda e qualquer contingência exterior às suas motivações mais profundas. Os principais representantes do grupo foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebottee, Mary Cassattt, Boudin (professor de Monet), Morisot, dentre outros.

Principais artistas (grandes pintores) e suas obras:

Claude Monet: Estuário do Sena, Impressão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com