TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais artistas Impressionismo

Artigo: Os principais artistas Impressionismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Artigo  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 2

IMPRESSIONISMO

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que passou a explorar a intesidade das cores e a sensibilidade do artista, ou seja, criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet, um dos principais artistas do movimento.

Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor os efeitos da luz e da natureza. A ênfase era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente criando a retratação de uma imagem mais de uma vez em horários e luminosidades diferentes. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia.

Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

O impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.

Os principais artistas:

Claude Monet – incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade, as obras que se destacam são: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.

Auguste Renoir – foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas. Suas obras que se destacam são: Baile do Moulin de la Galette e La Grenouillière.

Edgar Degas – sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintos de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto, sua obra principal é O Ensaio.

Seurat – mestre no pontilhismo, sua obra principal é Tarde de Domingo na Ilha Grande Jatte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com