TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressionismo

Tese: Impressionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Tese  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

Características do impressionismo nas artes plásticas:

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;

Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;

- Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

Orientações gerais que caracterizam a pintura impressionista;

• a pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;

• É também, com isto, uma pintura instantânea (captação o momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;

• As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro, passando a ser a mancha/cor;

• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;

• Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao [pontilhismo];

• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;

• Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto;

• Valorização de decomposição das cores.

Entre os principais expoentes do Impressionismo estão Claude Monet, Edouard Manet, Edgar Degas, Auguste Renoir, Alfred Sisley e Camille Pissarro . Podemos dizer ainda que Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.

Orientações gerais que caracterizam o impressionista:

• rompe completamente com o passado;

• inicia pesquisas sobre a óptica e os efeitos (ilusões) ópticos;

• é contra a cultura tradicional;

• pertence a um grupo individualizado;

• falam de arte, sociedade, etc: não concordam com as mesmas coisas porém discordam do mesmo;

• vão pintar para o exterior, algo bastante mais fácil com a evolução da indústria, nomeadamente, telas com mais formatos, tubos com as tintas, entre outras coisas.

O mais importante para os impressionistas são os efeitos visuais, a impressão imediata da imagem, a fixação desse instante único, pois o momento seguinte será certamente diferente. O prazer de pintar ao ar livre pode ser explicado pela importância dada ao fenômeno da luz. Os adeptos desta escola usavam cores vivas e puras, justapondo-as nas telas, visando obter os meios-tons desejados, dando sempre a impressão de captar a luz refletida em superfícies naturais. As formas desaparecem, não mais se percebem os contornos, permanecendo no quadro apenas borrões de tinta.

"Sonhos"

Os impressionistas nos alertaram para a relevância da relação entre a cor e a luz. Sem a luz não vemos as cores (vocês podem contar com a colaboração de um professor da área de Física ou de Química para aprofundar a compreensão dos fenômenos que envolvem a percepção das cores).

Basicamente temos dois tipos de cor: a cor-luz e a cor-pigmento.Para cada um dos dois tipos de cor temos cores primárias (básicas), secundárias (resultantes das misturas proporcionais entre duas cores primárias) e as terciárias (outras misturas resultantes da associação entre cores primárias e secundárias).

A cor-luz se refere aos raios luminosos que compõe a luz branca e o termo cor-pigmento se refere às cores que estão nos corpos visíveis (todas as coisas que vemos).

Conte para os alunos que muito do que vemos colorido proveniente de fonte luminosa, está trabalhando com cores-luz, ou sistema RGB (red, green, blue), como por exemplo a imagem da televisão e a tela do computador. Quem já não olhou de pertinho a tela do aparelho de TV e, surpreendentemente descobriu que as cores que vemos são, na verdade pontinhos verdes, azulados e avermelhados que se alternam?

Os raios de luz branca (luz do sol) são compostos por 3 cores básicas : o verde, o azul violetado e o vermelho, ou seja, essas são as três cores primárias da cor-luz. Quando esses 3 raios coloridos se reúnem, vemos a luz branca. Outras cores que vemos no arco-íris são derivadas das combinações entre esses raios coloridos: verde+azul violetado = ciano, verde+vermelho = magenta, vermelho + azul violetado = amarelo, ou seja, cores secundárias.

É interessante observar que as três cores que conhecemos como cores primárias para as tintas, especialmente aquelas usadas nas artes gráficas, são as mesmas que nas cores luz são cores secundárias ou seja: o ciano, o amarelo e o magenta. Esse sistema de cores é aplicado em muitas impressoras domésticas, onde temos 3 cartuchos de tinta colorida e um de tinta preta. A esse sistema de cores pigmento, aplicado às artes gráficas, denominamos CMIK (ciano, magent, yellow, black).

No estudo das cores encontramos também outras classificações como cores frias, quentes, complementares etc. Aproveite o momento para apresentar um círculo cromático e demonstrar essas relações.

Essa é também uma boa oportunidade para sugerir que na próxima aula experimentem na prática alguns pontos abordados pelo texto da revista BRAVO!, como por exemplo a questão das sombras coloridas (o que significa não usar preto para as sombras, mas sim acrescentar a cor complementar para escurecê-la).

Para tanto, providencie tintas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com