TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressionismo

Resenha: Impressionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 8

Impressionismo

Surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. Ênfase nos temas da natureza, usando sombras coloridas e luminosidade, valorizando cores e dando movimentos ao retrato. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

Representantes:

- Claude Monet: Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde.

- Edgar Degas: Retrato da família Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida.

- Édouard Manet: Os romanos, A decadência, O bebedor de absinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet, O homem morto, A música na Tulheiras.

House of Parliament Sun, Claude Monet As bailarinas, Degas Almoço na Relva , Manet

Pós-impressionismo

É o período marcado pelas experimentações individuais. Os artistas buscam a realidade e imitam a natureza, utilizando recursos de luz e cor. O cromatismo é muito utilizado.

Representantes:

- Paul Gauguir: Clearing, O Sena Visto da Ponte Léna , Estudo de Nu, Still life with horse’s head, Visão Depois do Sermão, Ta Matete, De Onde Viemos? Que Somos? Para Onde Vamos?.

- Toulouse-Lautrec: Retrato de Vicent Van Gogh, No Circo Fernando, Moulin Rouge, Retrato de Gabrielle, Cartaz do Moulin Rouge, La reine de joie, La Goulue chegando no Moulin Rouge, Na cama.

- Van Gogh: Os comedores de batatas, Caveira com cigarro acesso, A ponte Debaixo de Chuva, Natureza morta com absinto, A italiana, A vinha encarnada, A casa amarela.

Femmes Tahiti – Gauguin Jovem em uma mesa, LAUTREC A Noite Estrelada, Gogh

Expressionismo

Artistas plásticos de diferentes períodos são considerados precursores do expressionismo. Pode ser considerado como uma postura assumida em diversas formas de manifestação artística durante o século XX. Vários artistas desta trabalham nessa linha, sem ligar-se a movimentos ou a grupos.

Representantes:

- Edvard Munch: Spring Day on Karl Johan, O Grito, A Madona, Puberdade, A menina doente, A dança da vida, A Morte da Mãe.

- Emil Nolde: Flower Garden, The Last Supper, Dance Around the Golden Calf, Autumn Sea VII, Child and Large Bird, The missionary, Papuan youth, Sunrise at the sea, Colored sky above the Marais.

- Amedeo Modigliani: Girl in a White chemise, girl with braids, man with pipe, nu couche de dos, nude girl on a blue cushion, nude looking over her right shoulder.

Dispair”, Munch A Última Ceia, Nolde Alice , Modigliani

Fauvismo

Uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras.

Representante:

- Henri Matisse: Mulher lendo, Mesa de jantar, Carmelina, Place des Lices, Retrato de Madame Matisse, Janela aberta, Mulher com chapéu, Harmonia em vermelho, Música, Madame Yvonne Landsberg, A Janela, Meu quarto em Beau-Rivage, Odalisca.

- Paul Gauguir: Clearing, O Sena Visto da Ponte Léna , Estudo de Nu, Still life with horse’s head, Visão Depois do Sermão, Ta Matete, De Onde Viemos? Que Somos? Para Onde Vamos?.

- Van Gogh: Os comedores de batatas, Caveira com cigarro acesso, A ponte Debaixo de Chuva, Natureza morta com absinto, A italiana, A vinha encarnada, A casa amarela.

A Música, de Henri Matisse Arearea, Paul Gauguin Caveira com cigarro acesso, van gogh

Cubismo

É um tipo de arte considerada mental, ou seja, desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesmo, como maneira de expressão das ideias em pequenos detalhes, em planos que serão estudados em si mesmos não na visão total do volume dando a perspectiva. As formas geométricas invadem as composições, as formas observadas na natureza são retratadas de forma simplificada, em cilindros, cubos ou esferas.

Durante o desenvolvimento do cubismo há duas principais etapas, são elas:

1. Cubismo Analítico: caracterizado pela decomposição das figuras e formas em diversas partes geométricas, é o cubismo em sua forma mais pura e de mais difícil interpretação.

2. Cubismo Sintético: é a livre reconstituição da imagem do objeto decomposto, assim, este objeto não é desmontado em várias partes, mas sua fisionomia essencial é resumida. Algo muito importante nesta etapa é a introdução da técnica de colagem, que introduz no quadro elementos da vida cotidiana.

Representantes:

- Pablo Ruiz Picasso: Guernica, Ambroise Vollard, Natureza Morta

- Georges Braque: Violin and Pitcher, Sur La Plage, Musical Instruments, O Viaduto de L’Estaque.

- Fernad Leger: A Grande Parada, Nus no bosque, Tapeçaria, composição.

Guernica, Picasso Musical Insturments, Braque A grande parada, Leger

Abstracionismo

Não busca demonstrar o mundo de fora. Representam objetos reconhecidos, referindo-se as obras do século XX, abandonando a ideia da natureza, revelando liberdade nas criações, agressividade, espontaneidade, emoções, sem importância de formas e cores.

O abstracionismo tem várias "divisões": suprematismo e neoplasticismo.

1. Abstracionismo suprematismo: Inspirava-se no instinto, no inconsciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com