TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria Biomedica

Monografias: Industria Biomedica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

A indústria biomédica é o resultado da aplicação dos princípios e técnicas de engenharia no campo da medicina. Ela está envolvida principalmente na concepção e construção de dispositivos médicos e tecnologias, tais como equipamentos médicos , próteses, dispositivos médicos , diagnósticos (imagiologia médica ) e terapia. Também envolvido na gestão ou administração de recursos técnicos ligados a um sistema de hospitais. Ele combina conhecimentos de engenharia com necessidades médicas para o lucro nos cuidados de saúde . O cultivo de tecidos , bem como a produção de certas drogas, geralmente sao considerados parte de bioengenharia .

A indústria biomédica abrange o conhecimento necessário para o desenvolvimento de produtos inovadores para a prevenção e tratamento de doenças. Este sector compreendem principalmente quatro segmentos que atualmente tendem a convergir. A pedra angular da indústria biomédica é a indústria farmacêutica. Sao parte essencial dela grandes empresas multinacionais do setor que se dedicam à fabricação, preparação e comercialização de produtos químicos medicinais para o tratamento e prevenção de doenças. Muitas dessas empresas também realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento. As empresas de biotecnologia, apesar de pertencer a uma indústria muito mais recente, são os motores da inovação no campo da biomedicina. É importante ressaltar que o setor dos produtos médicos, composto por um grupo de empresas de menor porte; porém é o lugar onde mais convergem nestes sectores, sendo que combinam conhecimentos de engenharia com as ciências biomédicas. Outro protagonista desta indústria é o setor de diagnóstico cujo crescimento é paralelo à indústria farmacêutica e eu foi revolucionada com o advento da genômica.

No entanto, é uma indústria grande e complexa, que abrange importantes ramos da ciência, da medicina, medicina veterinária, química, bioquímica, biologia, microbiologia, farmácia, botânica, microbiologia e outros.

A indústria biomédica é amplamente reconhecida por abranger campos multidisciplinares, como resultado de um amplo espectro de disciplinas que influenciam a partir de vários campos e fontes de informação. Devido à sua extrema diversidade , não é surpreendente que a indústria biomédica esteja enfocada em um aspecto particular . Há muitas disciplinas de bioengenharia , muitas vezes se desdobra em :

• técnicas de magnetismo e cerebrais

• de imagem e biomédicas óptica

• biomateriais

• biomecânica e biotransporte

• dispositivo médico

• instrumentação médica

• engenharia molecular e celular

• Biologia de Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com