TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infarto Do Agudo De Miocardio

Artigo: Infarto Do Agudo De Miocardio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  4.535 Palavras (19 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 19

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Segundo o último relatório do ministério da Saúde, de 2006, as doenças do aparelho circulatório são as principais causas de morte natural do País, correspondendo a cerca de 30% do total dos óbitos. O caso de enfartes tem se equiparados ao numero de derrames que ainda são principal causa de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. Segundo a organização nos últimos 25 anos, os casos de enfartes agudos aumentaram 34%.

“Para os médicos a maior incidência de problemas cardiovasculares é o resultado da vida moderna.” A urbanização trouxe consigo novos hábitos, alguns deles bastantes danosos para o coração. Viver no trânsito é risco para o coração. A falta de atividade física, a má alimentação, sedentarismo e uma rotina de trabalho estressante contribuíram para a que a população apresentassem cada vez mais cedo doenças como Hipertensão, colesterol , tabagismo e a obesidade, elas são os principais fatores de risco para doença do coração que podem vir associadas a antecedentes familiares. Segundo especialista as chances de uma pessoa ter um enfarte são aumentada quando o pai teve um ataque cardíaco antes dos 65 anos e a mãe até os 55 anos.

Os hábitos de vida nocivos à saúde não só aumentaram os riscos da população brasileira frente às doenças do coração como também fizeram com que elas aparecessem mais cedo. “Antigamente era mais comum ver so casos de enfartes a partir dos 60 anos”. Hoje, homens e mulheres a partir dos 40 já sofrem ataques cardíacos. Já estamos encontrando jovens de 17 anos tendo enfartes mesmo que não sejam muito freqüentes. Segundo a pesquisa do Hospital Dante Pazzanese ( São Paulo) durante 3 anos, foi avaliado 220 enfartados com idade entre 17 a 40 anos, do total 91% eram fumantes. Os casos de enfartes abaixo da faixa etária dos quarenta representavam de 4% a 7% do total do País, hoje esse numero saltou para 20%. O combate ao tabagismo aparece como o melhor custo benefícios na redução das doenças cardiovasculares. O foco de prevenção é nas faixas mais jovens quando as pessoas começam a fumar.

As pesquisas indicam que o paciente com infarto do miocárdio geralmente é homem tem mais de 40 anos e apresenta aterosclerose dos vasos coronarianos, habitualmente com hipertensão arterial. Também pode acorrer infarto nas mulheres que fazem o uso de anticoncepcionais e também correm altíssimo risco. Ápos os65 anos, as mulheres se igualam aos homens ao numero de infartes em parte em vários fatores. As mulheres estão cada vez mais ligadas ao mercado de trabalho e ao estresse, além de beberem e fumarem mais. O cenário preocupante chega aos adolescentes e crianças que apresentam os níveis de colesterol suficientes altos para que desenvolvam doenças cardiovasculares. Estima-se que10% a 35% delas a partir dos cincos anos possuem níveis alterados de gorduras no sangue. Elas se alimentam mal e mais sedentárias o que contribui para quadros de hipertensão. Sem falar que quando chega a adolescência elas começam a fumar. A combinação de fatores de risco acentua o acumulo de gorduras nas artérias, a essa doença que pode levar uma pessoa a partir ou até antes dos quarentas anos a ter um infarte que já começam na infância.

CONCEITO

Infarto agudo do miocárdio (IAM) ou enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo que pode levar à morte (necrose) de parte do musculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênioÉ causado pela redução do fluxo sanguineo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de oxigênio) no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão se dá em geral pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose causando estreitamentos luminais de dimensões variadas. O suprimento de sangue para o coração é feito através das artérias coronárias, que surgem diretamente da artéria aorta na valva aórtica, preferencialmente chamada de valva semilunar aórtica ou valva semilunar esquerda. São duas as principais artérias coronárias: a artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda que logo se bifurca em duas grandes artérias, a artéria descendente anterior e artéria circunflexa.A interrupção do suprimento ou fluxo sangüíneo para o músculo cardíaco é causada pela obstrução de uma artéria coronária ou de um de seus ramos.O infarto agudo do miocardio é uma situação grave que pode ser confudida com sintomas corriqueiros tais como: flatulência,dor musculares,tensões.È causdo pelo estreitamento de uma artéria coronária por êmbolo ou trombo, ocasionando a necrose da areas do miocárdio. A redução do fluxo sanguineo também pode ser resultante de choque e hemorragias. Vale lembrar que a dor taracica é o principal sintoma associado ao IAM é descrita como uma dor súbita , subesternal, constante e construtiva, que pode ou não se erradiar para varias do corpo como mandibula, costas , pescoço, e membros superiores.Muitas das vezes a dor é acompanhada de taquipnéia, tauqisfigmia, palidez, sudorese fria e pegajosa, tonteira, confusão mnetla, nausea e vomito, a dor do IAM é mais intensa. O infarto agudo do miocárdio é um evento patológico de elevados índices de morbidade e mortalidade, sendo considerada a principal causa de morte nos países industrializados. Os sintomas mais comumente relatados são: dor no peito relatada como um peso, com intensidade variável, podendo irradiar para região cervical e/ou braço esquerdo. A dor é prolongada (30 min.) e não passa com repouso. Podem ainda ocorrer náuseas, vômitos, falta de ar, suor, palidez e fraqueza, podendo ser também assintomático (ausência de sintomas), comum em pacientes diabéticos.

FATORES DE RISCO

Os principais vilões da boa saúde do coração estão relacionados entre si, o que aumenta as chances de enfarte e de complicações.

COLESTEROL

È um tipo de gordura. Há o HDL o chamado bom colesterol, mas o vilão é o LDL conhecido como mau colesterol que se encontra em alimentos de origem animal, quando consumidas em excesso essas gorduras nocivas se acumulam nas artérias e obstruem a oxigenação do músculo cardíaco e outras partes do corpo.

HIPERTENSÃO

A pressão arterial corresponde à força que o sangue faz nas paredes das artérias. No caos da hipertensão ou pressão alta, há um enrijecimento das artérias e consequentemente a elevação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com