TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infarto agudo do miocárdio

Seminário: Infarto agudo do miocárdio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Seminário  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O termo infarto agudo do miocárdio (IAM) significa basicamente a morte da cardiomiocitos, que resulta quase sempre da aterosclerose coronariana com.

Oclusão das artérias coronárias é uma afecção isquêmica do miocárdio que acarreta necrose secundaria a redução de fluxo sanguíneo coronário de um segmento do

Miocárdio (FORMIGA: DIAS: SALDANHA, 2005, PESARO, SERRANO: NICOLAU, 2004, ALCANTARA ET AL, 2007) A.

Com base na recomendação da Organização Mundial da Saúde, dois dos três critérios a seguir estabelece o diagnostico do IAM: historia clinica evolução.

Eletrocardiográfica e curva enzimática (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2004: ESCOSTEGUY).

O diagnostico do IAM, baseado somente em critérios clínicos e eletrocardiográficos, pode ser difícil no momento em que o paciente é admitido a sala de emergência.

Apenas 41% a 56% dos pacientes que chegam à emergência apresentam supradessenivelamento do segmento ST, sendo possível nesses casos estabelecer diagnostico.

De imediato. Nos demais pacientes ocorrem alterações não diagnosticas, como bloqueio de ramo esquerdo, inversão de onda T infra desnivelamento de segmento ST ou mesmo.

Eletrocardiograma (ECG) normal. Um passo importante na confirmação ou exclusão de infarto nesse grupo de pacientes é a medida das enzimas miocárdicas. Entretanto as

Enzimas mais frequentemente utilizadas no diagnostico do IAM, creatioquinase total (CK) e sua fração MB (CK MB), não apresentam elevação sérica até 4 horas apos o inicio da dor torácica.

E, portanto, não apresentam boa sensibilidade no estágio inicial doíam, sendo indicada a verificação do tropo nina (CAVALCANTI).

O quadro clinica é caracterizado por dor precordial em aperto, irradiada para o membro superior esquerdo, de grande intensidade e prolongada (maior do que 20 minutos).

Que não melhora ou apenas tem alivio parcial com repouso ou nitratos sublinguais. A irradiação para mandíbula, membro superior direito, dorso, ombros e epigástrio.

Também é possível em pacientes diabéticos, idoso ou no período pós-operatório, o infarto pode ocorrer na ausência de dor, mas com náuseas, mal-estar dispneia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com