TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflamação Aguda E Cronica

Trabalho Universitário: Inflamação Aguda E Cronica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 5

Inflamação Aguda

Inicia-se rapidamente (em alguns segundos ou minutos) e tem uma duração relativamente curta, de alguns minutos a varias horas ou alguns dias.

Suas principais características são a exsudação de fluido e proteínas plasmáticas (edema) e a migração de leucócitos, predominantemente de neutrófilos.

A inflamação Aguda possui três componentes principais:

- Alterações no calibre vascular, que levam a um aumento no fluxo sanguíneo;

- Alterações estruturais na microcirculação, que permitem que proteínas plasmáticas e leucócitos deixem a circulação;

- Emigração dos leucócitos da microcirculação, seu acumulo no foco de lesão e sua ativação para eliminar o agente nocivo.

As inflamações agudas podem ser classificadas quanto ao tipo de elemento tecidual predominante, em alguns tipos:

-Serosa: predomina a exsudação de líquido amarelo-citrino, com composição semelhante à do soro do sangue. Exemplo: bolha devido a queimadura;

- Fibrinosa: predomínio de exsudato fibrinoso que origina placas esbranquiçadas principalmente sobre as mucosas e as serosas. A inflamação fibrinosa é também chamada de "inflamação pseudomembranosa", quando presente nas mucosas, pois apresenta essa camada superficial esbranquiçada sobre a área inflamada, como se fosse uma membrana. Exemplos: pericardite fibrinosa, inflamação diftérica etc;

- Hemorrágica: assim classificada quando se observa o predomínio do componente hemorrágico no tecido inflamado. Exemplo: glomerulonefrite agudo-hemorrágica;- Necrotizante ou ulcerativa: sempre presente nos focos inflamatórios como indicativa da irreversibilidade das lesões nos tecidos, apresentando exsudatos serosos, fibrinosos ou purulentos. A necrose pode ser causada pela agressão direta do agente ou pelos fatores citados quando na descrição da fase degenerativo-necrótica da inflamação. A ulceração se dá quando a necrose é superficial, levando à perda do revestimento epitelial;

- Purulenta: esse tipo de inflamação é composto pelo pus, líquido de densidade, cor e cheiro variáveis, constituído por soro, exsudato e células mortas - principalmente neutrófilos e macrófagos. Pode se apresentar sob várias formas como pústula (circunscrita na epiderme), furúnculo (circunscrita no derma, sendo de origem estafilocócica), abscesso e flegmão (ou celulite).

Inflamação Crônica

O termo crônico refere-se a tempo (cronologia), significando que a inflamação é de longa duração. A inflamação aguda caracteriza-se pela permeabilidade vascular, edema e abscesso. A crônica pela participação de células mononucleadas (linfócitos, plasmócitos e macrófagos) e fenômenos proliferativos (fibro e angiogênese), havendo concomitantemente fenômenos de inflamação aguda (destruição), de reparação (tecido de granulação e fibrose), de resposta imune, mantendo-se equilíbrio entre hospedeiro e agente agressor. A inflamação crônica pode ser precedida por fase aguda, ou mais frequentemente, ter desenvolvimento insidioso, como nas lesões periapicais e na tuberculose. Por outro lado na osteomielite neutrófilos predominam mesmo após longos períodos.

Dependendo das características pode ser granulo matosa ou não. As granulo matosas geralmente são específicas, ou seja, pela inflamação é possível determinar o agente lesivo e consequentemente o diagnóstico. Na inflamação crônica o agente agressor geralmente persiste nos tecidos, estando em equilíbrio com o hospedeiro, tem baixa toxicidade e muitas vezes estimula reação de hipersensibilidade tardia. Na reação granulo matosa são importantes a pouca agressividade do agente lesivo, a alta resistência à digestão e a resposta imunológica.

As principais causas da inflamação crônica são as infecções persistentes, exposição prolongada a agentes potencialmente tóxicos, endógenos ou exógenos, autoimunidade e outros.

Como há variação na quantidade dos componentes das inflamações crônicas, estas, semelhantemente às agudas, podem ser classificadas em:

- Inespecífica (ou não específica): esse tipo de inflamação é composto por células mononucleares associadas a outros tipos celulares; não há predominância de um tipo celular; em geral, são observados linfócitos, plasmócitos e macrófagos em quantidades variadas. Na Odontologia, com frequência são vistas inflamações crônicas inespecíficas, causadas tanto por agentes físicos e químicos, quanto pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com