TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência Do Clima No Meio Ambiente

Casos: Influência Do Clima No Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  2.141 Visualizações

Influência do clima no meio ambiente

Clima: temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento, chuva.

A existência de seres vivos, bem como a distribuição destes na superfície terrestre, só se torna possível mediante as condições ambientais construídas na interação dos subsistemas. Tais ambientes serão espacializados geograficamente de acordo com as especificidades de cada subsistema, ou seja, as características ambientais da biosfera são condicionadas automaticamente pelas variações dos padrões e fenômenos de ordem biótica e abiótica presentes na mesma.

O clima um dos elementos mais importantes dentro do grupo dos fatores de ordem física, pois este “influencia diretamente as plantas, os animais (incluindo o homem) e o solo. Ele influencia as rochas através do intemperismo.

O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.

A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande. Esse fenômeno pode causar diminuição da umidade do solo, prejudicando as p

O clima é o principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com