TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima No Ambiente De Trabalho

Casos: Clima No Ambiente De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

A influência do clima organizacional nas empresas e nas pessoas.

Atualmente as organizações tem mudado a sua mentalidade, colocando os funcionários em lugar de destaque, pois estão conscientes de que a empresa não atinge o sucesso se os seus funcionários não estiverem satisfeitos, é necessário estar preocupado com o bem estar das pessoas, e oferecer muito mais que uma boa remuneração atraente para deixarem os funcionários comprometidos, além de investir em atividades que visem a melhorar a qualidade de vida dos funcionários. O fator humano é um grande diferencial das empresas para vencerem a competividade, e por isso que as organizações devem acreditar e investir no potencial humano, proporcionando satisfação em seu ambiente de trabalho.

A pesquisa de clima organizacional é um importante instrumento para as empresas avaliarem seu momento atual e a percepção de seus colaboradores quanto a diversos aspectos da empresa. O clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e na qualidade de seu trabalho. A motivação e a comunicação da empresa também afetam o clima do ambiente de trabalho, por isso os funcionários devem ter seu desempenho avaliado e recebendo feedback das suas atividades desenvolvidas.

A tendência é administrar a organização juntamente com os funcionários e parceiros internos que mais entendem dela e de seu futuro. As organizações estão tomando consciência do imenso valor das pessoas, que se bem motivadas e satisfeitas com o trabalho, agregam à empresa, por isso é muito importante a pesquisa de clima para saber como as pessoas se sentem na organização, é necessário trabalhar com fatos e dados. Avaliar o clima permite identificar os aspectos que identificam o bem estar dos funcionários, oportunidades de melhorias, qualidade do ambiente de trabalho, qualidade de produtos e serviços, produtividade, comprometimento dos empregados com os resultados da empresa, ou seja; depois de mapear o ambiente interno da empresa é possível focar os reais problemas, melhorar o clima de trabalho entre as pessoas e apontar os pontos fortes da empresa.

Se cada um fizer a sua parte, empresa e funcionário, se terá um bom ambiente, só depende das pessoas que nela trabalham. É fundamental o trabalho em equipe, a comunicação aberta entre todos, fundamental a liderança integrar as equipes, reconhecê-los e saber valorizar seus subordinados.

Um clima agradável é vantagem para ambos os lados, todos ganham, funcionários e empresa, é menos stress, mais prazer em estar na empresa, mais envolvimento com o trabalho e melhores resultados.

O clima organizacional é um diferencial competitivo, e as empresas precisam se conscientizar disso para competir no mercado e gerar satisfação interna, pois o ambiente de clima ruim predomina desmotivação da equipe, ausência de integração, conflitos, ausência de objetivos, falta de comprometimento, de respeito, rotatividade e diversos problemas.

Gerenciar o clima organizacional é uma função Gerencial e constituir um compromisso corporativo, daqueles dirigentes dispostos a aumentar a rentabilidade de seus negócios e melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

O maior desafio das organizações é satisfazer os funcionários de um modo geral, ou seja; com recompensas, relacionamento entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com