TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente. Clima na Terra

Tese: Meio Ambiente. Clima na Terra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

É importante destacar que o clima na terra sempre esteve sujeito mudanças, produzidas por ciclos longos e curtos, eles podem ter sua origem explicada por processos naturais, ligados a alterações no eixo da terra explosões solares e dispersão de aerossóis emitidos por vulcões. Outros fenômenos climáticos, mais localizados no espaço e mais concentrados no tempo são bastante frequentes, como os furacões, enchentes de correntes de chuvas intensas ou degelo, ondas de calor, etc. Ate o século XX, estes fenômenos eram considerados como manifestações da “natureza” recentemente, muitos desses fenômenos passaram a ser atribuídos a mudanças climáticas globais.

Os primeiros registros cismáticos temperatura datam da década de 1850 e a análise histórica desses registros permite reconhecer algumas tendências de aumento de temperatura media do planeta, que vem acompanhando com o processo de industrialização e de emissão de pesquisadores ligados a questões ambientais com o impacto dessa mudança sobre ecossistemas, e em 1990 foram desenvolvidos modelos que permitiram explicar a variabilidade do clima, avaliar a contribuição de componentes naturais e antropogênicos sobre estas variações. O 1º relatório global sobre mudanças climáticas e a saúde foi publicada pela OMS em 1990, durante a ECO 92.

Os impactos das mudanças climáticas não são exclusivos de países pobres, mas realmente o global e ao mesmo tempo localizado, o aumento do efeito estufa, causado pela acumulação de gases, produziu em acréscimo de um grau célsius na temperatura média ao longo do ultimo século.

Ressalta-se que o, efeito estufa sempre aconteceu, sendo responsável por efeitos benéficos.

O IPCC divulgou que a 90% de chance do aquecimento global. Observado nos últimos 50 anos ter sido causado pela atividade humana, com aumento de emissão de gases, e isso induz a um aquecimento da atmosfera.

As mudanças climáticas refletem o impacto de processos socioeconômicos e culturais, como o crescimento populacional, a urbanização, a industrialização e o aumento do consumo de recursos naturais e da demanda sobre os ciclos biogeoquímicos.

Segundo o relatório do IPCC, os efeitos do aquecimento global poderão ser:

• Até o fim deste século a temperatura média da terra pode subir de 1,8ºC até 4ºC na pior das previsões, essa alta pode chegar a 6,4ºC;

• O nível do oceano vai aumentar de 18 a 59 centímetros até 2100;

• As chuvas devem aumentar cerca de 20%;

• O gelo do Polo Norte poderá ser completamente derretido no verão por volta de 2100;

• O aquecimento da terra será homogêneo e será mais sentido nos continentes que no

• O hemisfério Norte será mais afetado do que o Sul.

Temos no Brasil uma rede de estações meteorológicas que cobre boa parte do litoral, mas tem baixa densidade no interior, principalmente nas regiões Norte e Central-Oeste, grande parte das estações não é automática e registram somente dados pluviométricos, não as temperaturas.

Para o Brasil, alguns cenários de alterações climáticas são destacadas por pesquisadores;

• Evento EL Niño oscilação Sul (ENSO) mais intensos; secas no Norte e Nordeste e enchentes no Sul e Sudeste;

• Diminuição de chuva no Nordeste;

• Aumento de vazões de rios no Sul;

• Alterações significativas de ecossistemas como o mangue, pantanal e Hiléa Amazônica.

Não há como separar esses fenômenos climáticos dos processos de ocupação que vêm sofrendo essas regiões.

Alguns estudos indicam que o semiárido do Nordeste, Norte e Leste da Amazônia, Sul do Brasil e vizinhança são afetados de forma pronunciada pelo fenômeno ENSO.

Entretanto, o evento EL Niño de 1997-1998 chamou a atenção devido às graves consequências a nível mundial, com importantes prejuízos físicos e econômicos e perdas em vidas humanas, apesar da dificuldade para reunir dados homogêneos e completos, o Compendium of Climate Variability indica que quase 10 milhões de pessoas foram afetadas ou deslocadas pelos efeitos desastrosos desse fenômeno. Epidemias importantes de malária foram registrados em vários lugares do mundo, como Paquistão, Sri Lança, Vietnã e em diversos países endêmicos da África e da América Latina.

Desde esse importante evento de El Niño, epidemiologistas e entomologistas começaram a dar uma atenção especial aos impactos dos grandes fenômenos climáticos sobre a saúde.

Mudança de Uso do Solo e Alterações Climáticas - A Exemplo do Bioma Amazônia

A Amazônia legal tem sofrido nas últimas décadas significativas mudanças nos padrões de uso e cobertura do solo, através de intenso processo de ocupação humana acompanhado de pressões econômicas nacionais e internacionais. A Amazônia perdeu aproximadamente 17% da floresta nativa nas últimas décadas. A complexidade da Amazônia, um bioma único, que acomoda quase 13 milhões de brasileiros e, como destaca Bertha Beker, uma “floresta urbanizada”, nos apresenta um desafio imenso para decifrá-la.

Vários fatores políticos, econômicos e sociais pressionam os ecossistemas resultando no desmatamento e, consequentemente, na queima de biomassa.

A identificação da influência humana na alteração do clima é um dos principais aspectos analisados pela IPCC-TAR de 2001. A queima da biomassa em florestas tropicais é um dos exemplos de pressão humana com alterações significativas de perdas ambientais, ou seja, perdas de oportunidades para o uso sustentável. Dentre os vários serviços que o ecossistemas desempenham com reguladores das condições de vida estão à manutenção da biodiversidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com