TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interferência Das Plantas Daninhas

Dissertações: Interferência Das Plantas Daninhas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

INTERFERÊNCIAS DAS PLANTAS DANINHAS

O feijão pode ser cultivado sob diferentes sistemas de cultivo, condições edafoclimáticas e pode sofrer interferência de diversas espécies de plantas daninhas, por ser de ciclo curto é sensível a competição sobretudo nos estádios iniciais.

As plantas infestantes devem ser controladas adequadamente, pois além de competirem por fatores essenciais (água, luz e nutrientes), dificultam a operação de colheita e depreciam a qualidade do produto ,podem servir ainda como hospedeiras intermediárias de insetos, nematóides e agentes causadores de doenças.

HERBICIDAS (Época de aplicação)

a) Pré-plantio (PRE): aplicado antes da semeadura do feijão;

b) Pré-plantio incorporado (PPI): aplica-se também o herbicida antes da semeadura do feijão, devendo ser incorporado superficialmente ao solo com a utilização de grades. Esta prática reduz a perda por volatilização e/ou fotodegradação e possibilita aplicação no solo seco e aguardar a umidade ideal para fazer a semeadura;

c) Pré-emergência (PE): a aplicação é feita após a semeadura e antes da emergência do feijoeiro. é necessário que o solo esteja úmido, para a incorporação dos herbicidas na camada superficial do solo (0-10 cm) onde a maioria das sementes das plantas daninhas germinam.

d) Pós-emergência (POS): a aplicação é feita após a emergência do feijão e das plantas daninhas quando elas se encontram no estádio jovem, em área total para os herbicidas seletivos, e localizada para os não-seletivos. Nesta fase elas são mais facilmente controladas. Segundo Victoria Filho (1994), os herbicidas recomendados para o feijoeiro são basicamente aplicados em pré-plantio incorporado, pré-emergência e pós-emergência.

Os de pós-emergência aplicados sobre as plantas daninhas e sobre a cultura são absorvidos principalmente via foliar, para o controle de plantas daninhas tardias ou aquelas que resistiram aos produtos utilizados em pré-emergência.

Os herbicidas de pós emergência devem ser aplicados atingindo o alvo, cobrindo uniformemente a superfície foliar das plantas, se ocorrer chuva após a aplicação poderão haver falhas, Fatores ambientais como umidade relativa, temperatura, luz, chuva e vento podem afetar a absorção dos herbicidas,.

Manejo de Herbicidas Pré-Plantio .

Consiste na eliminação antes da semeadura da cultura , esta fase é denominada de manejo ou dessecação e são empregados diversos herbicidas. A maioria das plantas daninhas anuais é de fácil manejo, já as perenes são mais problemáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com