TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANEJO DE PLANTAS DANINHAS NA AMAZONIA

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

MANEJO DE PLANTAS DANINHAS NA AMAZONIA

O controle de plantas daninhas parece simples, mais e uma ciência altamente multidisciplinar, que envolve conhecimentos de fisiologia, sistemática, anatomia e morfologia vegetal, física e química do solo, mecanização agrícola, fitotecnia, climatologia bioquímica, secionamento remoto, biologia molecular, ecologia agrícola e aspectos sócio-econômicos. Com este aspecto de conhecimento, as ciências das plantas daninhas possuem caráter dinâmico e têm como consequência novas tecnologias, assim, a genética tem gerado as cultivares dentro das espécies resistentes aos herbicidas como a soja ao glifosate, o Milho ao imazaquim entre vários outros.

A escassez de mão-de-obra no meio rural e o controle das plantas daninhas com enxadas ou terçados e uma pratica desconfortável. Sendo assim a parte da cadeia que mais consumiu energia do trabalhador foi a capina manual das lavouras de mandioca na cadeia produtiva da fabricação de farinha da mandioca. Nesse sentido a competição das plantas daninhas pelos fatores de crescimentos com as plantas cultivadas e menos visível para o agricultor que um ataque de insetos ou de doenças. Se a competição ocorre no solo por agua e nutrientes entre os sistemas radiculares das plantas daninhas e das plantas cultivadas, com desvantagem para essa ultima, pois a melhoria genética aplicada à cultura não apresenta em sua maioria, habilidade para competir vantajosamente com as plantas daninhas havendo necessidade de fazer o controle dessas ultimas para que não haja perdas na produção.

Prevenção: consiste no conjunto de medidas para evitar a introdução de uma espécie em local onde ela ainda não existe, adequando a época de plantio aliada a adubação, semente de boa qualidade e o controle das plantas durante o período total de prevenção de interferência (PTPI) São medidas eficazes para o manejo das plantas daninhas. Outro método e a erradicação que consiste na eliminação completa de todos os propágulos capazes te originarem uma nova planta.

MÉTODO DE CONTROLE DAS PLANTAS DANINHAS

Cultural: usam as características ecológicas das próprias culturas e das plantas daninhas como: seleção de variedades, sementes de elevada pureza, germinação e vigor e rotação de cultivares.

Biológico: e o uso de outro ser vive capaz de reduzir a capacidade competitiva da planta daninha com a cultura, como: vírus, fungos, bactérias, insetos, aves e peixes.

Mecânico: esse tipo de controle pode ser feito de forma manual, cultivador, corte ou ceifa, inundações e com cobertura morta com plástico ou com vegetal.

Químico: este controle usa produtos químicos para eliminar ou reduzir o crescimento das plantas daninhas evitando assim, a interferência das plantas daninhas com as plantas cultivadas dês do inicio do ciclo destas.

TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS PARA A PROTEÇÃO DAS CULTURAS

A historia da proteção das plantas e curta, não mais que cem anos. Nesse curto período de tempo onde foram dedicados muitos esforços para proteção da produção, muito se evoluiu porem muitos erros foram cometidos. A expectativa dos usuários de agrotóxicos sempre foi a de que as pragas e doenças seriam eliminadas totalmente por esses produtos.

Atualmente, as plantações não têm sofrido os efeitos devastadores proporcionados principalmente por pragas que eram frequentes antes do desenvolvimento dos agroquímicos, mesmo com formulações modernas e ingredientes ativos menos tóxicos e seguros ao meio ambiente, altamente eficientes em baixas concentrações, seleciona dentro das populações de pragas, doenças e plantas daninhas, indivíduos naturalmente resistentes, oque poderia ser evitado pela alternância de ingredientes ativos para um mesmo problema e adoção de manejo integrado das culturas buscando minimizar os problemas fitossanitários através de diferentes métodos e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com