TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçâo De Enfermagem

Trabalho Escolar: Introduçâo De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

INFECÇÃO HOSPITALAR

NOME

CIDADE

08/2013

NOME

INFECÇÃO HOSPITALAR

Trabalho apresentado as Professoras FULANA, da disciplina INTRODUÇÃO DE ENFERMAGEM.

CIDADE

08/2013

Introdução

Os vírus e bactérias povoam a terra antes mesmo de nós, humanos, e com a ocupação do planeta e crescimento da população e contatos interpessoais acarretou a disseminação das doenças através desses micro-organismos. Nesse contexto, infecções hospitalares começaram a surgir com o passar dos séculos através do agrupamento em hospitais, que antes eram tidos como casas de caridade, infecção hospitalar refere-se a qualquer infecção adquirida, após a internação do paciente e que se manifeste durante sua permanência no hospital ou mesmo após a alta, uma vez que possa ser relacionada com a hospitalização.

Metodologia e objetivo

Este trabalho de revisão bibliográfica tem como objetivo, evidenciar a técnica de higienização de mãos como prevenção da infecção hospitalar.

Desenvolvimento

Os hospitais brasileiros são obrigados a constituírem uma comissão de controle de infecção hospitalar, que deve elaborar o programa de controle de infecções, definido como um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente. Esse programa tem como objetivo reduzir ao máximo possível a incidência e gravidade dessas infecções, repercutindo diretamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo hospital.

Como medida de controle de infecção à lavagem de mãos não é, portanto, recomendação recente. Deve ocorrer antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas e após retirá-las, entre um paciente e outro, entre um procedimento e outro, ou em ocasiões onde exista transferência de patógenos para pacientes e ambientes, entre procedimentos com o mesmo paciente e após o contato com sangue, líquido corporal, secreções, excreções e artigos ou equipamentos contaminados por esses. A lavagem das mãos tem como principal objetivo a remoção da maior quantidade de microorganismos, diminuindo desta forma o risco de infecções, e sua eficácia dependem da duração do procedimento e da utilização de técnica correta, podendo não ser removida com a simples lavagem das mãos com sabões e detergentes, o que se faz necessário em áreas críticas, mas usualmente pode ser eliminada pela lavagem com produtos que contenham ingredientes antimicrobianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com