TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Pesquisas Acadêmicas: LINGUAGEM AUDIOVISUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  589 Visualizações

LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Diferentemente da linguagem verbal, a linguagem audiovisual, que está presente no nosso cotidiano por meio das mensagens transmitidas pelo cinema, pela televisão e pela informática, é composta por outras três linguagens – verbal, sonora e visual - que, conjugadas, transmitem uma mensagem específica.

A leitura dessa linguagem pressupõe o conhecimento dos seus elementos, seus códigos e processo de construção.

É importante lembrar que toda informação é produzida por uma ou mais pessoas. Cada uma dessas pessoas imprime na mensagem o seu modo de ver o mundo, seus valores e convicções.

Como a mensagem audiovisual contagia com sua linguagem afetiva, provocando emoção em forma exagerada, isto dificulta a reflexão sobre o que se está vendo. Além disso, a fragmentação da narrativa, interrompida pelos intervalos comerciais, somada ao bombardeio de imagens e informações, dificulta o processo lógico da reflexão.

Intencionalmente ou não, pelo audiovisual vê-se a realidade através do olhar de outros, o que implica na necessidade de se fazer uma análise distanciada para que não se seja conduzido a conceitos previamente elaborados e tecnicamente construídos.

A leitura é um processo ativo de construção de significados, realizado por um sujeito com certa história social, a partir de uma mensagem produzida num determinado contexto.

(Fonte: www.tvebrasil.com.br)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com