TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINKED HYBRID: CONHECENDO A CIDADE DENTRO DA CIDADE

Artigos Científicos: LINKED HYBRID: CONHECENDO A CIDADE DENTRO DA CIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  2.073 Visualizações

Página 1 de 11

Este trabalho visa estudar os aspectos mais relevantes da obra Linked Hybrid finalizada em 2009 na cidade de Pequim, China.

A primeira parte do trabalho aborda os autores do projeto, seus métodos de trabalho e sua visão sobre a arquitetura. A segunda parte revela os detalhes do projeto em seus pontos mais relevantes divididos por tópicos. Ao fim do trabalho espera-se formar uma opinião acerca do empreendimento e sua relação com a cidade.

RESUMO

A iniciativa privada e os projetos de incorporação, tanto de grande quanto de pequeno porte, vem se tornando cada vez mais constante nos últimos anos. Muitos fatores levam a este fenômeno podendo variar bastante de acordo com a região analisada. A cidade de Pequim passa por um processo de forte verticalização nos últimos 15 anos. Segundo Li Hu, arquiteto chinês atuante na cidade, o forte crescimento econômico do país e o fraco controle das autoridades aliado ao interesse de grandes construtoras levam à criação de grandes empreendimentos de baixa qualidade arquitetônica que oferece muito a uma seleta parcela da população mas pouco têm a acrescentar à cidade como um todo. Steven Holl vai de encontro à tendência em Pequim e apresenta um projeto que tem muito a oferecer a todas as parcelas da população sem deixar de lado a realidade urbana e econômica do local em que foi inserido.

Este trabalho objetiva estudar a obra Linked Hybrid de autoria de Steven Holl architects e Li Hu, destacar seus pontos importantes e formar uma opinião acerca da obra enquanto empreendimento urbano.

Palavras-Chave: Edifício Híbrido; China; Sustentabilidade.

Steven Holl

Nascido em 9 de dezembro de 1947, Steven Holl é um arquiteto norte americano formado pela universidade de Washington. Holl seguiu seus estudos em Roma em 1970 e na “architectural association”, em Londres.

Atualmente Steven Holl é um dos arquitetos mais conhecidos no cenário internacional, possuindo obras no mundo inteiro.

Steven Holl pode ser classificado como um arquiteto experimentalista. Sua bagagem acadêmica lhe dá forte embasamento na concepção de suas obras. As obras do arquiteto vão de encontro à tendência atual da arquitetura em criar objetos singulares de design extravagante, ao priorizar a criação de espaços emoldurados por edifícios. Essa visão é abordada em dois de seus livros: “Anchoring” e “Intertwing”. No primeiro, aborda a relação entre o entorno e o programa, enquanto no segundo relaciona a obra arquitetônica com experiências cotidianas, como sensações, percepções e emoções. Essas ideias revelam certa influencia, no pensamento de Holl, do movimento construtivista russo ao inferir que a arquitetura pode influir no comportamento social. De fato, o condensador social, um dos principais resultados do movimento da década de 30, mostra uma sombra conceitual em muitos de seus trabalhos inclusivepara algumas das soluções utilizadas no projeto abordado por este trabalho.

A experimentação faz parte do trabalho de Holl. A sua arquitetura se dinamiza conforme o arquiteto experimenta em cada novo trabalho conceitos, técnicas e soluções diferentes, ora inovando, ora retornando a soluções anteriores dentro de uma lógica diferente. Segundo Holl:

A arquitetura deve permanecer experimental e se abrir a novas aspirações diante das forças conservadoras que constantemente a empurram para aquilo que já foi experimentado, construído e pensado. A arquitetura deve explorar o que não foi testado ainda [...] é preciso se manter aberto e experimental e, talvez, marginal. (MOSCO, 2011, p.74)

Li Hu

Li Hu morou dez anos em New York. Atualmente dirige com a mulher, também arquiteta, um escritório que objetiva estudar espaços públicos e projetos habitacionais em subúrbios chineses, dirige um centro de estudos ligado a universidade de Columbia em Pequim, além de atuar em projetos particulares em seu próprio escritório.

Localização e Contexto

Pequim (Beijing, em mandarim) é a capital e segunda maior cidade da República Popular da China. A cidade cujo nome significa, literalmente, “Capital do Norte” foi fundada em 1215 e durante séculos foi a cidade mais populosa do mundo e sede do governo chinês. Pequim é mais conhecida pela “cidade proibida”, um complexo fortificado de templos e palácios que serviu de morada do imperador e centro político do império chinês durante muitos séculos.

A cidade passou a se desenvolver vertiginosamente a partir de meados de 1949 devido a reformas políticas e econômicas que promoveram o adensamento populacional e a consequente verticalização da cidade.

Atualmente, Pequim é uma metrópole cosmopolita e bastante verticalizada. A malha urbana da cidade se configura por um traçado reticulado, bem ordenado, circunscrito por seis anéis viários concêntricos que possuem em seu ponto central a “cidade proibida”. Cada anel viário estende-se sobre as antigas muralhas que defendiam a cidade. Atualmente a capital é a segunda maior cidade da china.

O Projeto

Figura 1- Vista aérea da obra. Fonte: Google Imagens

Linked Hybrid é um entre cinco projetos encomendados pelo governo chinês ao escritório Steven Holl Architects. O projeto apresentou para o mundo, juntamente com o edifício de Rem Koolhaas para a TV chinesa e o estádio olímpico de Herzog & de Meuron apelidado de “ninho de pássaro”, a nova cara da China, um país em grande desenvolvimento econômico que abre as portas para a arquitetura internacional de grande escala.

O programa previa a intervenção em uma área de 221,426m² dentro da cidade de Pequim pertencente anteriormente a uma fábrica de papel, com a localização próxima a uma das antigas muralhas da cidade, a margem de uma das principais vias de acesso ao centro. A localização e as dimensões do terreno privilegiaram a vista de vários ângulos e a interação com o centro de uma metrópole superpopulosa. Um ponto relevante com relação à localização do terreno é a vista sem impedimentos para a área mais antiga da cidade e para a “cidade proibida” a antiga morada do imperador e, hoje, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

Diante dessas características foi apresentado à cidade um programa que conta com oito torres de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com