TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lapis De Cera E Pastel

Pesquisas Acadêmicas: Lapis De Cera E Pastel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.605 Palavras (15 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho iremos abordar sobre os materiais artísticos para pintura e desenho, especificamente o lápis de cera e pastel seco assim como de óleo. Aqui faremos um estudo profundo dos materias destacados, a história das suas origens até o processo de fabricação, onde destacaremos os seus materiais de fabrico básicos, chegando assim até as suas características que são divérças pois cada desenho ou pintura exige um tipo de técnica de trabalho, estas que são diverças tanto para o lápis de sera assim como para os dois tipos de pasteis.

Bom este trabalho teórico vai culminar em trabalho práticos feitos individualmente pelos elementos do 4º Grupo, segundo as técnicas de trabalho de cada material.

OBJECTIVOS DA PESQUISA

Gerais: fazer um estudo concreto dos materias destacados;

Específicos: conhecer, descrever, saber aplicar, assim como encinar as técnicas destacadas.

METODOLOGIA DE TRABALHO

Pesquisas feitas em referências bibliográficas;

Pesquisas feitas em páginas da internete referentes aos materiais de desenho/pintura;

Entrevista feita a estudantes do 2º Ano.

BREVE HISTÓRIA DE LÁPIS DE CERA

Lápis de cera é um material, usado principalmente para desenhar, constituindo principalmente por parafinas, pigmentos e cargas, apresentando uma vasta variedade de cores, graças a mistura de cores.

Eswin Binney e Harolde C. Smith, ou simplismente Binney & Smith, fabricante da Crayola, começou por volta de 1800 fazendo pigmentos coloridos, usado para pintura de celeiros vermelhos, muito comum na área rural dos EUA. O carbono preto de Smith & Binney foi usado pela empresa de pneus Goodrish para fazer os pneus pretos dos automóveis serem mais duráveis. Antigamente, os pneus eram brancos, a cor natural da borracha.

FABRICO DE LÁPIS DE CERA

O nome Crayon ( que em português chamamos de lápis de cera ), foi criado pela esposa de Edwin Binney, Alice. Ela fez a junção da palavra ``Craie`´ ( giz em frânces ) como primeira parte da palavra `` oleaginous´´ oliaginoso ( o óleo da cera de parafina) para criar a palavra `` crayola´´.

Os dois ingredientes básicos para um lápis de cera são:

Pigmento;7

Cera de perafina, armazenada e aquecida em tanques de 64.350 litros .

A mistura é aquecida até derreter e se transformar em líquidos. Os lápis de cera derretem em 40°C. Amistura é aquecida em 82°C. O líquido é despejado em um molde pré –aquecido, com centenas de buracos em formato de lápis cera. Água fria usada para esfriar o molde,faz com que o lápis fique pronto entre 3 a 9 minutos. Um pónico molde faz de uma só vez 1.200 lápis, pesando um toyal de aproximadamente 18 Kg. O operador usa a pressão hidráulica para ejectar os lápios do molde.

Antigamenta era usada uma manivel para levantá-lo s do mlde. Os lápis recém moldados passaram então por controle de qualidade menual, para verificar as imperfeições e pontos quebrados. A cera que sobra do molde, e os lápis que foram regeitados, são derretidos novamente, isto é, são reciclados. É possivel fazer mais de 120 cores de lápis de cera.

Binney & Smith também usam molde de injecção que permite fazer mais 2,4 a 6,4 milhões de lápis de cera em um dia.

Como sabemos, as crianças que utilizam lápis de cera te tendência de coloca-los na boca e até arrancar o rótulo. A Binney e Smith utiliza amido de milho não tóxico e mistura água na cola para segurar o rótulo do lápis Crayola. A máquina de rotular enrola o rótulo duas vezes no lápis para ficar bem firme. O design da máquina de rotular da Binney & Smith permanece praticamente o mesmo desde 1943. Os lápis ainda sem rotular são alimentados por equipamentos enquanto os rótulos são alimentados por outro equipamento separado.

Depois que a cola é adicionada, a máquina de rotulagem é iniciada, a cola passa por uma fenda em um cilindro rolanta , onde um lápis entra. O rótulo então é introduzido ao cilindro, onde um rolo o opera contra a cola, aí o rótulo é enrolado por duas vezes no lápis. Antes de 1943, os lápis de cera eram anrolados manualmente por agricultores nos meses de inverno, assim sles podiam aumentar a renda mensal. Os rótulos estão em 11 idiomas, e são usados 18 rótulos de cores diferêntes para todos os lápis de cera.

Os lápis de cera são empacotados em caixas de vários tamanhos que variam de 2-96 lápis por caixa.

Pacotes pequenos com 2,3 ou 4 lápis de cera, são comprados para lembracinhas em festas infantis e restaurantes.

CARACTERÍSTICAS

Os lápis de cera são uma mistura de pigmentos com cera de abelha.

Apresenta-se em forma de barros cilíndricos com alguma espessura, pelo que não permitem trabalhar com garande promenor.

Dependendo de quantidade da cera e do pigmento, os lápis de cera podem ser duros ou macios e de cores maos ou menos intensas, e permiyem a aplicação de cores claras sobre cores escuras pelo que poderás criar efeitos de transparência ou de opacidade.

Sobre o papel branco a luminosidade de cor é maior.

Os lápis de cera são resistêntis á água, macias, fáceis de usar e muito económico. São soluveis em terebentina.

Os lápis de cera pintam por fricção, esfuma-se com os dedos ou diluen-se com o pincel molhado em essência de terebentina, originando manchas e degrades, semelhantes a aguadas.

São difcéis de de apagar, tendo de, primeiro, ser raspados com lâmina, Raspando a cor escura sobreposta a cor a mis claras, faz afluir a primeira cor, obtendo-se efeitos interesantes.

TÉCNICAS DE TRABALHO

Quando um aluno desenha ou pinta, não podemos nem devemos esperar que faça uma obra de arte. Os estilos estilos de desenho e pintura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com