TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cera Perdida

Artigos Científicos: Cera Perdida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  1.628 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

O processo de fundição por cera perdida se faz da seguinte forma:

Primeiramente se pega o modelo que se deseja reproduzir e fazem-se matrizes metálicas para fazer modelos em cera ou resinas plásticas. Com os modelos já prontos colocam-se eles em uma haste de cera por fusão com a ajuda de uma espátula aquecida. Obtendo-se o que se denomina árvore de modelos ou cachos.

Essas árvores são lavadas para retirar toda impureza e em seguida são mergulhadas em um banho cerâmico, drenadas e a seguir coloca-se sobre essa lama úmido material refratário granulado seco que fica grudado. Esse procedimento é realizado varias vezes até se obter uma casca com a espessura desejada.

Após esse revestimento cerâmico se faz a deceragem que consiste em aquecer a arvore de modelos onde a cera sairá por fusão do interior dos moldes. Depois da deceragem leva-se a arvore para um forno para realizar a calcinação em alta temperatura, onde seca completamente, após isso se faz o vazamento do metal nesses moldes.

Depois de frios, os moldes são quebrados por meio de equipamentos vibratórios. Em seguida é feita a limpeza com jato de areia e as peças são separadas com o uso de discos de corte se houver alguma saliência na peça ela será removida por lixamento.

Após a inspeção das peças para ver se há defeitos, elas já estão prontas para ser enviadas ao cliente.

Sumário

Introdução 4

Microfusão/Cera perdida 5

1 Introdução ao Processo 5

2 História 5

3 Aplicações desse processo 6

4 Modelos 6

4.1 Modelo da construção da árvore: 6

5 Revestimento cerâmico 7

6 Deceragem 7

7 Fusão e vazamento 8

8 Remoção do molde e Acabamento 8

9 Esquema do processo de fundição de precisão 8

10 Vantagens e desvantagens 9

10.1 Vantagens 9

10.2 Desvantagens 9

Conclusão 10

Referências Bibliográficas 11

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como é o processo de fundição cera perdida/microfusão.

Apresentaremos como funciona esse processo, suas aplicações na indústria, como se faz os modelos e os moldes, as etapas do revestimento cerâmico. Como se realiza a deceragem dos moldes, qual a forma de fusão e vazamento do metal nos moldes e como se realiza a remoção dos moldes e o acabamento das peças.

Esperamos poder contribuir de maneira clara e didática sobre o funcionamento desse processo.

Microfusão/Cera perdida

1 Introdução ao Processo

O processo de microfusão, fundição de precisão, processo de cera perdida consiste na fabricação de modelos em cera ou de plástico, obtidos por injeção em matrizes, para produção de peças, de pequeno peso (2g a 400g originalmente, podendo hoje atingir até 50 Kg). Esses modelos são revestidos em material refratário apropriado. Depois desse revestimento removem-se os modelos de cera, por aquecimento do conjunto, e faz-se o vazamento com o metal desejado. As peças que são produzidas por este processo caracterizam-se pela sua riqueza de detalhes, pela precisão dimensional e seu fino acabamento, o que permite, em alguns casos, a eliminação quase completa de subsequentes operações de usinagem.

Esse tipo de fundição aumenta a liberdade de configuração construtiva de maneira extraordinária. Através desse processo podem ser produzidas peças de forma complexa, com espessuras de paredes reduzidas, alta qualidade superficial e tolerâncias dimensionais estreitas. Além disso, esse processo juntamente com a multiplicidade de tipos de ligas, permite o surgimento de novas soluções econômicas para o desenvolvimento dos mais diferentes tipos de peças. Os principais metais empregados são: aços, aços especiais e ligas de níquel, de titânio, liga de alumínio, de magnésio, de cobre, de cobre-berílio, de bronze-silício, latão ao silício, ligas resistentes ao calor e aço inoxidável.

2 História

Há registros de que esse processo teve sua origem nos primórdios do desenvolvimento da arte de fundição, surgindo como resposta a problemas de produção de peças de formato complexo, associado à necessidade de precisão dimensional e de um bom acabamento superficial em materiais de baixa usinabilidade. A partir daí o processo passou a ter aplicações crescentes em inúmeros setores, abrangendo desde um simples trabalho artístico a importantes aplicações industriais. Desenvolveram-se as técnicas de “molde sólido” e “casca cerâmica”, intensificou-se o uso do vácuo e observa-se a cada dia um aumento do tamanho máximo das peças que podem ser produzidas.

3 Aplicações desse processo

Abaixo, estão relacionados alguns exemplos de aplicações do método:

Indústria Automobilística - Peças de Câmbio/ Transmissão, Suspensão, Motor, Turbo, Freio, componentes em geral.

Indústria Alimentícia - Peças inoxidáveis.

Indústria Bélica - Carcaças de armas e peças especiais. Basicamente toda a arma é feita por microfusão.

Indústrias Mecânicas - Carcaças de bombas e peças componentes de máquinas; palhetas de turbinas.

Indústria Eletroeletrônica - Peças componentes de máquinas.

Indústria de Próteses Ortopédicas - Próteses de fêmur, joelho e tíbia.

Indústria Aeroespacial - Rotores de turbinas.

Indústria Têxtil - Peças componentes de máquinas.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com