TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leishmaniose visceral americana

Projeto de pesquisa: Leishmaniose visceral americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Leishmaniose Visceral Americana

Introdução:

A leishmaniose Visceral é endêmica em 62 países nos quatro continentes, a maioria dos quais classificados como em desenvolvimento, onde existe cerca de 200 milhões de pessoas expostas ao risco. Cerca de 90% dos casos mundiais estão concentrados na Índia, Bangladesh, Nepal, Sudão e Brasil. (NEVES. 2005).

A primeira observação dos parasitos que causavam o calazar ocorreu na Índia por Cunningham (1885) em indivíduos acometidos pela doença. (Neves. 2005).

Na América do Sul, o primeiro caso foi relatado por Migone,em 1913 no Paraguai,em material de necropsia de pacientes que havia contraído a doença no Estado do Mato Grosso do Sul,Brasil. (NEVES. 2005).

A leishmaniose visceral (LV), ou calazar, é uma doença crônica grave, potencialmente fatal para o homem, cuja letalidade pode alcançar 10% quando não se institui o tratamento adequado. É causada por espécies do gênero Leishmania, pertencentes ao complexo Leishmania (Leishmania) donovani1. No Brasil, o agente etiológico é a L. chagasi, espécie semelhante à L. infantum encontrada em alguns países do Mediterrâneo e da Ásia (Gontijo & Melo 2004).

No Brasil, a LV clássica acomete pessoas de todas as idades, mas na maior parte das áreas endêmicas 80% dos casos registrados ocorrem em crianças com menos de 10 anos. Em alguns focos urbanos estudados existe uma tendência de modificação na distribuição dos casos por grupo etário, com ocorrência de altas taxas também no grupo de adultos jovens (Gontijo & Melo 2004).

A principal forma de transmissão do parasita para o homem e outros hospedeiros mamíferos é através da picada de fêmeas de dípteros da família Psychodidae, sub-família Phebotominae, conhecidos genericamente por flebotomíneos. A Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis é a principal espécie transmissora da L. chagasi no Brasil (Gontijo & Melo 2004).

Referências bibliográficas:

NEVES.D.P. Parasitologia humana. 11.ed. São Paulo edt. Atheneu, 2005.

GONTIJO, C.M.F. ; MELO,M. N. Leishmaniose visceral no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2004000300011&script=sci_arttext < Acesso em < 6 de abril de 20014 >

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com