TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leishmaniose Visceral E Alterações Endócrinas

Trabalho Universitário: Leishmaniose Visceral E Alterações Endócrinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

A Leishmaniose Visceral (L.V.), também conhecida como calazar, é uma enfermidade causada por três espécies: Leishmania donovani, Leishmania infantum e Leishmania chagasi. Esses parasitas residem em macrófagos e nodos linfáticos dos pacientes infectados, causando uma série de complicações para os mesmos, como febre, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia, anemia, leucopenia, edema, entre outros. Órgãos ricos em macrófagos, como o fígado, baço, linfonodos e medula óssea são densamente afetados.

O nome calazar originou-se na India, onde significa doença negra, graças a cor na pele dos pacientes. A transmissão da L.V. ocorre graças a picada da fêmea do inseto flebotomíneo, pois no repasto sanguíneo, ela injeta também saliva com promastigotas infectantes no humano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (1997), as leishmanioses afetam cerca de dois milhões de pessoas por ano, com 500 mil casos da forma visceral, sendo que ela ocorre em regiões tropicais e subtropicais do mundo.

Visto que, o sistema endócrino é formado por glândulas que produzem e secretam hormônios, a infecção por L.V. promove alterações nesse sistema, bem como na produção de hormônios nesses pacientes. O parasitismo de glândulas como a hipófise, glândulas supra-renais, tireóide e glândulas sexuais traz diversas consequências, como por exemplo: escassa espermatogênese, no caso das glândulas sexuais nos homens. Segundo Verde et al. (2011), outra consequência é a disfunção do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal observados em cerca de metade dos pacientes, apresentando um aumento nos níveis plasmáticos de cortisol acima do normal, demonstrando uma insuficiência adrenal primária. A maioria dos pacientes com calazar apresentam moderadamente aumentado a concentração plasmática da renina, sem elevação do hormônio aldosterona. Algumas situações de estresse prolongado podem desencadear uma resposta endócrina complexa, com elevadas concentrações de renina plasmática e nenhum aumento dos níveis de aldosterona. A depleção de potássio corporal crônica é um importante efeito inibidor sobre a secreção de aldosterona pelas glândulas supra-renais.

Pacientes com L.V. costumam apresentar febre diária, sudorese, diarréia e vômitos, o que são características importantes e relacionadas a distúrbios de água e eletrólitos, além disso, há uma acentuada perda de peso, se fazendo necessário preservar um bom apetite durante toda a evolução da doença, o que garante uma ingestão regular de líquidos e cloreto de sódio. Pacientes com L.V. apresentam caracteristicamente uma enorme esplenomegalia, dai o nome da doença. Baixos valores de pressão arterial também são frequentemente observados. De acordo com Verde (2010), portadores dessa doença apresentam muitas características da síndrome de secreção do hormônio antidiurético inapropriado (SIADH), e apesar dos baixos níveis de osmolaridade do fluido extracelular suas principais características são: hiponatremia e hipo-osmolaridade, persistentemente aumento da urinária.

“A Leishmaniose Visceral tem um profundo efeito sobre o estado nutricional de pacientes infectados, com uma redução acentuada nas reservas de gordura e massa muscular.” (GOMES et al. 2007, p. 661). Todavia, esse fato ainda não está bem esclarecido, sabe-se apenas que possui relação com alguns hormônios, como a insulina. Além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com