TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leishmaniose Visceral

Monografias: Leishmaniose Visceral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  9.317 Palavras (38 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 38

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, Brasil (2010), destaca que as Leishmanioses são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma doença infecto parasitarias endêmica de maior relevância, sendo um problema de saúde publica. Ainda segundo a (OMS) as Leishmanioses são consideradas primariamente como uma zoonose, podendo acometer o homem, quando este entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito, transformando-se em uma antropozoonose.

Segundo Neves (2010), as diferentes formas de leishmanioses ocorrem de forma endêmica em cerca de 90 países. Onde anualmente ocorre cerca de 12 milhões de casos novos e cerca de 350 milhões de pessoas vivem em áreas de risco de transmissão, estimam-se dois milhões de novos casos por ano em todo o mundo, mas poucos são declarados, pois a notificação é obrigatória em apenas 32 países.

Neste estudo entende-se que múltiplas espécies de leishmanioses são causadoras de doenças humanas, apresentando uma variedade de manifestações clínicas que incluem formas tegumentares, mucocutâneas e viscerais. Para Tavares e Marinho (2005), a leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma moléstia infecciosa não contagiosa. No Brasil tem agentes etiológicos de diferentes subgêneros de espécies de leishmania, transmitidos por flebotomínios e possui vários reservatórios específicos para o protozoário, configurando um complexo ciclo epidemiológico para a doença.

Nesse sentido, percebe-se que, de acordo com Brasil (2010), a Leishmaniose Mucosa ou mucocutânea (LM) denominada espúndia, geralmente é uma manifestação secundária da infecção da LTA, sendo que 90% de pacientes com LTA evoluem para LM, com lesões destrutivas localizadas em mucosas, provocando na maioria das vezes deformidades faciais. A mesma é mais suscetível ás complicações infecciosas, podendo evoluir para óbito.

Com base em Tavares e Marinho (2005), a leishmaniose Visceral (LV), também conhecida como Calazar, é uma doença endêmica que acomete principalmente em cinco países, inclusive o Brasil contribuindo com 90% dos casos, caracterizando-se como um problema de saúde pública nos países pobres é uma das endemias prioritárias para a (OMS).

Segundo Brasil (2006), as ações de controle das leishmanioses, preconizadas pelo Ministério da Saúde estão centradas no diagnóstico clínico e laboratorial e tratamento precoce dos casos, redução de flebotomínios, eliminação dos reservatórios e atividades de educação em saúde. Todo caso suspeito deve ser submetido à investigação. Se confirmado deve iniciar o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento mensal do paciente.

Levando em consideração o aumento significativo do número de casos no estado do Tocantins, observando a realidade local do município de Wanderlândia - TO e ressaltando que a Epidemiologia em saúde tem como objetivo descrever os agravos que ocorrem com a população, apontando as causas e orientando as direções para meios de controle, tendo as ações de enfermagem centralizadas nas medidas preventivas individuais e coletivas. Decidimos conhecer os aspectos epidemiológicos das leishmanioses e as ações voltadas a este agravo no município.

O município de Wanderlândia-To é de grande importância para o estado do Tocantins, pois possui grande área de exploração para o turismo devido ser rica em recursos hídricos, possuindo cerca 30 lindas cachoeiras. Situa-se próximo da Microrregião de Araguaína- TO, estando próximo aos estados do Maranhão e do Pará. Atualmente várias empresas florestais que plantam eucalipto se instalaram no município. Na saúde realiza ações de baixa complexidade, referenciando para Araguaína, pacientes que necessitem de atendimento de média a alta complexidade.

Contudo este trabalho deve proporcionar ao leitor uma reflexão referente ao perfil epidemiológico das leishmanioses neste município, tornando possível a adoção de medidas mais eficientes e programadas, visando à melhoria da condição de vida da população de Wanderlândia em geral, principalmente da parcela mais susceptível as leishmanioses.

1.1 JUSTIFICATIVA

Durante as aulas teóricas de Saúde Pública somando com os estágios em postos de Saúde durante a graduação de bacharel em enfermagem, percebemos a importância e relevância de estar diagnosticando e tratando casos das leishmanioses na população, assim como a importância da Notificação, já que a mesma se trata de notificação compulsória, necessária para a elaboração de medidas de intervenções eficientes dentro da comunidade.

Logo após o interesse pelo assunto, realizamos um breve estudo sobre as leishmanioses onde constatamos com base em Brasil (2010), que a maior parte da população do país vive em área urbana, associado a isto há um complexo fator de mudanças climáticas e ambientais, o baixo investimento em saúde e educação, a descontinuidade de ações de controle, adaptação fácil do vetor e a inadequação quanto à infraestrutura de saneamento básico e moradias e ainda a grande mobilização de reservatórios (cães) infectados pela L. chagasi, o que cria condições favoráveis para o surgimento de doenças, inclusive o Calazar, proporcionando o aumento significativo de casos desde agravo na população brasileira.

Desde modo entendemos que a epidemiologia em saúde tem como objetivo descrever os agravos que ocorrem com a população, apontando as causas e orientando sobre os meios de controle, tendo como as ações de enfermagem centralizadas nas medidas preventivas individuais e coletivas dos casos de notificação compulsória da doença e ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. Instigando-nos a pesquisar e buscar identificar os aspectos epidemiológicos das leishmanioses no município de Wanderlândia-TO.

Contudo, por perceber o aumento significativo do número de casos no estado do Tocantins e observarmos a realidade local do município, sentimo-nos motivadas a desenvolver este trabalho, a fim de compreender os aspectos epidemiológicos voltados aos agravos das leishmanioses.

1.2 PROBLEMAS DE PESQUISA

Quais os aspectos epidemiológicos das leishmanioses no município de Wanderlândia Tocantins?

1.3 HIPÓTESE A SER TESTADA

Levando em consideração que Wanderlândia-To estar localizada em área endêmica presumiu que a incidência das Leishmanioses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com