TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Les Halles Central

Seminário: Les Halles Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Seminário  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Les Halles Centrales

Projetado por Victor Baltard o Mercado Central de Paris Les Halles Centrales, foi construído em etapas entre 1854 e 1874 até sua demolição em 1971.

Les Halles Centrales permanecia no centro de Paris, no coração da cidade, sendo um marco para a nova fase da revolução arquitetônica, de sua transformação e modernização na época para a cidade. Esta construção foi a primeira a ser realizado na cidade inteiramente por ferro, ferro fundido, madeira e vidro. O primeiro projeto que Victor criou para esta construção histórica continha fachada de pedra, porem na visita de Napoleão III em 1853 ele recusa o projeto com fachada de pedra, e exige um projeto com os recursos da industria de aço que estava se propagando na época. Após dez dias o arquiteto apresenta um novo projeto, então com as construções metálicas que foi totalmente aprovado.

O pavilhão foi utilizado como marco de renovação urbana, pois, o que era um bairro medieval em ruínas, a beira do fracasso, se tornou um bairro ordenado e racional quebrando aparente tradição de desenvolvimento urbano, o que era um exemplo a ser seguido na época.

O mercado central Halles era composto de dez pavilhões e ruas cobertas, cada pavilhão com o seu fim destinado, sendo eles para transporte, alimentação, venda de produtos entre outros. Foi construído exatamente por utilidade e funcionalidade, na época Paris vivia um grande crescimento populacional, onde quanto mais pessoas em um lugar, mais fácil tem que ser a distribuição de alimentos para a população, então assim os alimentos eram vendidos no mercado central que então seriam distribuídos para pequenos mercados, ou vendas da região.

“Antes de 1872, quando a população de Paris chegou a quase 2 milhões, Husson calculou que os parisienses consumiam a cada ano mais de 1 milhão de quilos de alimentos sólidos e quase 600 milhões de litros de líquidos. Para satisfazer o apetite, quase cinco milhões de milhares de toneladas de carga foram entregues diariamente de trem para as oito estações ferroviárias de Paris. Husson estimou que a cada dia 4.500 vagões puxados por cavalos ou à mão, foram utilizados, em média, para o transporte de alimentos para a cidade, entregando o primeiro ao mercado central, e, em seguida, distribuí-lo pelas ruas de Paris nos mercados locais, lojas e restaurantes.”

Fonte: ww.musee-orsay.fr

O Mercado era conhecido como Barriga de Paris, por ser dali onde saia todo o mantimento da população do pais, porem um barriga de metal, rebitada, parafusada, feito de madeira e vidro com elegância. Depois dessa construção do primeiro Mercado Central, então veio desencadeando esse tipo de comercio nas cidades, todos mantendo a nudez, elegância e simplicidade em sua estrutura.

Por volta do século XIX os mercados centrais assim como o Les Halles Centrales foram absorvidos em meio a tanto crescimento na cidade, sendo o centro a metrópole, e não mais os grandes marcados centrais. E então no final do século XIX Halles já estava condenado ao fim coma criação de refrigeradores torna menor a necessidade de transportar comida a toda a cidade, todos os dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com