TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Central Diesel

Ensaios: Central Diesel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 2

Realizamos o experimento em uma central diesel onde observando o funcionamento do motor Mercedes Benz, obtivemos as devidas medições e dados para o calculo do balanço energético e exergético.

Usando um quadro de comando elétrico pudemos alternar a central diesel entre motor e gerador. Efetuamos o experimento duas vezes, para assim, a partir da potência gerada, recebida e das perdas chegar a nossas devidas conclusões sobre a central para bem analisá-la.

2. OBJETIVO

Fazer o balanço energético e exergético de uma central diesel, apresentando os seus fluxos na forma de diagrama.

3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Primeiramente vamos entender o funcionamento da central. A seguir os componentes utilizados no experimento:

• Motor Diesel Mercedes Benz

• Alternador “Brushless” Negrini

• Quadro de comando elétrico

• Quadro de medição de temperatura e vazão de combustível

• Amperímetro tipo alicate

Calor é fornecido ao motor através da combustão do combustível, o motor gera um trabalho no eixo e o alternador converte a potência mecânica do eixo em potencia elétrica. De acordo com a figura 1:

Figura-1.

Devido aos valores altos de corrente foi necessário ligar as bobinas á transformadores de corrente (CT’s). E assim utilizar o amperímetro tipo alicate para medi-las.

Para medir o volume de óleo diesel consumido em um determinado tempo, usamos um Medidor de vazão de combustível com botões de comando. Ao acionar o botão, o motor passar a consumir o diesel contido no medidor ao em vez do combustível do tanque. Assim, cronometra-se o tempo em que o diesel passa pela marca inicial até a marca final do medidor.

A vazão de ar é medida através da queda de pressão em um orifício calibrado, que é colocado na entrada de um reservatório ligado ao coletor de admissão de ar ao motor.

A vazão de água é determinada pelo Rotâmetro, que possui uma escala fixa, fornecendo o valor da vazão da água que passa da saída do radiador para a entrada do motor direto em L/min.

Para medir a temperatura da água de saída do motor, da água de saída do radiador e dos gases de escapamento, foram conectados a um termômetro digital, por meio de uma chave seletora, três termopares.

A seguir (tabela1) estão os valores medidos em laboratório:

Grandeza Valor Valor Unidade

1 Wel

10 20 kW

2 Wel-mot

15 15 kW

3 V

220 220 V

4 Vel-mot

220 220 V

5 i 33,7 67 A

6 iel-mot

57,17 57,17 A

7 Tamb

25 25 °C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com